Foto: Ana Chaffin
Um treinamento para os enfermeiros das unidades de saúde aconteceu nesta quinta-feira (14)
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, nesta quinta-feira (14), no auditório da Cidade Universitária, um treinamento para os enfermeiros das unidades de saúde do município para discutir a introdução da vacina contra a Hepatite A no Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A imunização vai ser direcionada a crianças de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias e estará disponível em Macaé a partir desta segunda-feira (18).
De acordo com a enfermeira do Programa Nacional de Imunização do município, Daniele Rosário, o responsável deve levar a criança em um posto de saúde mais próximo da sua residência. “Em Macaé nós temos 33 Postos de Estratégias de Saúde da Família (ESF) em vários pontos, o Pronto Socorro do Aeroporto, o Centro de Saúde Doutor Jorge Caldas, além do Núcleo de Atendimento a Mulher e a Criança (Nuamc) Aroeira. Todos com salas de vacinação. Ressalto também que não se trata de campanha, e sim de uma vacina introduzida no calendário”, destaca a enfermeira.
Além da Hepatite A, a vacina contra a Meningite e a Tríplice Viral, que previne o sarampo, caxumba e rubéola, fazem parte do Calendário Nacional de vacinação em crianças de 1 ano e estão disponíveis em Macaé.
Com a vacinação contra a hepatite A, o Ministério da Saúde passa a oferecer, de graça, 14 vacinas de rotina no calendário. Com a nova vacina, o Brasil passa a ofertar todas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O governo federal estima reduzir em 65% o número de casos de hepatite A e em 59% as mortes causadas pela doença.
Hepatite A
A hepatite A é uma infecção provocada por um vírus que invade o organismo através do aparelho digestivo e multiplica-se no fígado, causando inflamação. A doença é transmitida através de alimentos ou água contaminados por dejetos contendo o vírus.
O vírus é encontrado principalmente nas fezes e no sangue de uma pessoa infectada, cerca de 15 a 45 dias antes de os sintomas aparecerem.
Geralmente, os sintomas da hepatite A começam entre duas a seis semanas após a exposição ao vírus. Os sintomas da hepatite A são: urina escura, fadiga, coceira, perda de apetite, náuseas e vômitos, fezes pálidas ou com cor de argila e pele amarelada (icterícia).