Começou, na segunda-feira (18), a vacinação contra Hepatite A em crianças de um até dois anos incompletos. Em Macaé, a vacina está disponível em mais de 30 pontos de saúde. O Ministério da Saúde incluiu a vacina no calendário nacional de imunização.
De acordo com gerente de Imunização, Cláudia Campanati, já foram imunizadas aproximadamente 600 crianças. "É importante lembrar aos pais e responsáveis que podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para receber está e outras doses de vacinas que fazem parte do calendário da criança", disse.
A vacina contra hepatite A passa a ser importante ferramenta de prevenção da doença. A dose tomada na infância gera proteção para a vida inteira e evita casos graves e óbitos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a hepatite A é segura e, praticamente, isenta de reações adversas.
Sobre a doença - De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), todos os anos ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos de hepatite A no mundo, sendo identificados casos esporádicos e epidemias. No Brasil, estima-se que ocorram por ano 130 novos casos a cada 100 mil habitantes. A hepatite A é habitualmente benigna e raramente apresenta uma forma grave (aguda e fulminante).
Locais de vacinação: