Vacinação contra meningite prossegue nas escolas

21/08/2014 18:29:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

Hoje a imunização aconteceu na Escola Municipal Joffre Frossard

A vacinação contra meningite sorogrupo C, que teve início esta semana em Macaé, prossegue nas escolas do município. Na tarde desta quinta-feira (21), a equipe da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) do Botafogo esteve na Escola Municipal Joffre Frossard. A nova estratégia de prevenção contra a doença é a imunização de alunos com idade até 9 anos, 11 meses e 29 dias. A iniciativa já contemplou 2 mil crianças vacinadas, com autorização dos pais ou responsáveis.

Desde 2010, a vacina foi incluída pelo Ministério da Saúde no calendário de crianças até dois anos. Para atender o público, que nasceu antes deste ano, a Prefeitura de Macaé aumentou a faixa etária e adquiriu 30 mil doses.

A mãe dos gêmeos, Daniel e Gabriel, de sete anos, Rosie da Paixão disse que ficará mais tranquila, pois ouviu muitos comentários nas redes sociais, inclusive da correria dos pais para vacinar os filhos nas clínicas particulares. "Não teria condições de pagar pela vacina, com a iniciativa da Prefeitura todos ficarão protegidos", declarou.

De acordo com a diretora da escola, Norma Cristina Maldonado, os pais estão mobilizados com a nova estratégia. "A adesão está sendo boa, até mesmo, pela facilidade da vacinação ocorrer dentro do ambiente escolar e, assim, os pais não precisam ir até o posto de saúde", destacou a diretora. Ela acrescentou que na sua unidade escolar, a previsão é imunizar 210 crianças nessa faixa etária.

As instituições de ensino estão recebendo profissionais da Saúde, que recomendam não imunizar crianças com febre e diarreia. O calendário de vacinação nas escolas está sendo definido pela Secretaria de Saúde, em parceria com os diretores das escolas. Nesta sexta-feira (22), a equipe estará, pela manhã, na mesma unidade de ensino. No período da tarde, a imunização acontece na Escola Municipal de Educação Infantil Professora Marli Vasconcelos Lemos, no bairro Botafogo.


Fotos Relacionadas