Foto: Juranir Badaró
Atendimento é oferecido em 34 unidades de saúde
Em Macaé, a Secretaria de Saúde já imunizou mais da metade das crianças com idade entre seis meses a menores de cinco anos contra a poliomielite. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 31 de agosto. O atendimento é oferecido em 34 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Segundo dados do Programa de Imunização, 61,25% das crianças foram vacinadas, o que representa 9.533 do público alvo. A meta da secretaria é vacinar 15.563 do grupo prioritário.
A gerente de imunização, Cláudia Campanati, ressalta que é importante que os pais levem seus filhos ao posto mais próximo de sua residência. "Antecipamos a campanha no início do mês para facilitar o acesso de todos, pois o Ministério da Saúde não vai prorrogar a vacinação", frisa.
Além da vacina contra a paralisia infantil, a campanha tem ainda o objetivo de colocar a caderneta de vacinação das crianças em dia. E fundamental que os pais levem a caderneta para ser avaliada se há vacinas em atraso.
Pólio - O Ministério da Saúde alerta que, apesar do Brasil não apresentar casos da doença desde 1990, é importante dar continuidade à imunização das crianças para evitar que a poliomielite volte a circular no país. A doença foi erradicada em 1994.
De acordo com dados do órgão, nos últimos dois anos a doença infectou pessoas em nove países da África e Ásia, por isso é importante seguir a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e vacinar o máximo possível de crianças.