A segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite termina nesta sexta-feira (19). De sábado (13) a quarta-feira (17), 15 mil crianças foram imunizadas em Macaé. A meta da Secretaria de Saúde, junto com a Coordenadoria de Saúde Coletiva e o Programa de Imunização, é vacinar 18 mil crianças menores de cinco anos de todo o município.
Cerca de 200 profissionais da saúde estão atuando em 35 unidades de atendimento médico em Macaé, visando imunizar todas as crianças de zero a cinco anos residentes na cidade. Os responsáveis devem levar o cartão de vacinação dos menores para não deixar nenhuma dose em atraso.
A campanha contra a pólio acontece duas vezes por ano no país, com intervalo de dois meses entre as doses, estratégia que, segundo o Ministério da Saúde, tem contribuído para que o vírus da poliomielite fosse eliminado do território nacional. Em 1994, o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação internacional de erradicação da transmissão da paralisia infantil.
A Poliomielite é uma doença viral transmitida através de alimentos e água contaminados. Se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso e causar paralisia e deformações no corpo. O vírus é altamente contagioso e afeta principalmente crianças pequenas, não apresentando sintomas inicialmente.