As vacinas são oferecidas regularmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e na Casa da Vacina
A faixa etária para a vacinação contra o rotavírus foi ampliada pelo Ministério da Saúde. Agora, bebês a partir de 1 mês e 15 dias de vida podem receber a primeira dose e a segunda, pode ser administrada a partir de 3 meses e 15 dias até os dois anos incompletos. O rotavírus é um dos principais causadores de diarréias graves em crianças menores de cinco anos. A Secretaria de Saúde de Macaé disponibiliza a vacina em todos os postos de imunização da cidade.
O Programa de Imunizações de Macaé orienta que a criança deve receber a primeira dose antes de completar um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) já a segunda dose pode ser administrada com intervalo mínimo de 30 dias e antes dois anos de idade (até 23 meses e 29 dias)
Pelo esquema de vacinação anterior, a segunda dose era administrada até os 7 meses e 29 dias de vida da criança, a mudança busca ampliar a cobertura vacinal de crianças ainda não imunizadas.
O rotavírus é transmitido de pessoa a pessoa pela chamada via oral-fecal, como ingestão de água e alimentos contaminados, contato com objetos contaminados e propagação aérea por aerossóis. Por isso, a vacinação deve estar associada a outros cuidados preventivos como a devida higiene pessoal e a higienização correta dos alimentos.
As vacinas são oferecidas regularmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e na Casa da Vacina. Os endereços podem ser conferidos neste link.