Foto: Rui Porto Filho
Vacinação para este público segue na sexta-feira (12) e no sábado (13)
A Secretaria de Saúde iniciou nesta quinta-feira (11), a aplicação da segunda dose da vacina contra Covid-19 em idosos com idade a partir de 85 anos. A vacinação continua na sexta (12), de 8h às 12h, na Cidade Universitária, Escola José Augusto de Abreu Aguiar e Hospital de Trapiche. À medida que o município vai recebendo novas doses, a secretaria avança a imunização dos grupos prioritários. Hoje, Macaé recebeu mais 1.550 doses da Coronavac, sendo 1.340 para primeira dose e 210 voltadas para a dose complementar.
Os idosos devem ficar atentos na data de retorno que consta no comprovante de vacinação. O documento foi entregue no ato da primeira dose, que aconteceu nos dias 18,19 e 20 de fevereiro, para o público a partir de 85 anos. É necessário que o idoso apresente esse comprovante no dia que for receber a segunda dose.
A equipe de vacinação reforça que a imunização no sábado (13), acontecerá em modelo drive-thru no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba e na Cidade Universitária, também no horário das 8h às 12h.
“Hoje tomei a segunda dose da vacina, mas sei que preciso continuar seguindo as normas de higiene. A vacina é uma das prevenções e cuidados contra essa doença. Importantíssimo este trabalho, mas depende de todos nós”, disse Liliam Conforte, 86 anos, moradora do Centro de Macaé, que foi vacinada na Cidade Universitária, na manhã desta quinta-feira (11).
Já o senhor Manoel Maria Lima Vieira, 87 anos, do Bairro Aeroporto, que também tomou a segunda dose nesta quinta, fez questão de exibir na máscara o que pensa deste momento de pandemia: “Vamos vencer mais esta”. “É maravilhoso este trabalho da prefeitura por nós, mostra que o município está cuidando da nossa saúde como deve”, enfatizou. Ele estava acompanhado por duas netas. Uma delas, Luise Vieira Figueira, disse que estava emocionada.
“Não consigo nem falar de tanta emoção. Muitas pessoas se foram sem que pudessem tomar a vacina e o meu avô está aqui tomando a sua segunda dose. E tudo muito bem organizado pela prefeitura, em espaço aberto, arejado e mantendo todos os demais cuidados”, destacou.
A Secretaria de Saúde segue com a vacinação de idosos acamados e restritos a partir dos 80 anos. É importante realizar o pré-cadastro no site da prefeitura e preencher os campos corretamente, como : nome da rua, bairro e número da casa. O número de telefone de contato também deve estar correto. A equipe continuará o trabalho nas residências até que todos os idosos nestas condições sejam vacinados.
Pré-cadastro
Com foco na transparência, a prefeitura conta com o sistema Vacina Macaé que disponibiliza para o cidadão quantas doses foram recebidas e quantas estão disponíveis, além da quantidade de doses já aplicadas.
No mesmo site é possível fazer o pré-cadastro de vacinação, que visa agilizar o processo de imunização. O código gerado pelo sistema deve ser impresso e levado no dia da vacinação, juntamente com o documento de identificação e comprovante de residência.
Assista aos vídeos:
Elenice Sales, Gerente de Vigilância em Saúde
Liciane Furtado, Secretária de Saúde