logo

Vacinação imuniza contra várias doenças em Macaé

14/03/2006 13:54:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Trabalhando com a vertente da promoção da saúde e prevenção de doenças a secretaria de Saúde de Macaé vem obtendo resultados em diversos trabalhos realizados no município. De acordo com o secretário de Saúde, Fernando Diogo, foi verificado um aumento da cobertura vacinal nos últimos anos. “Em todas as campanhas, conseguimos superar as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, diz.

Ele acrescenta que o objetivo prioritário do Programa Municipal de Imunização (PMI) é contribuir para o controle ou erradicação de doenças como a poliomielite, sarampo, difteria, tétano, coqueluche, entre outras. “Agora obtivemos mais uma conquista, com a introdução da vacina contra o rotavírus no calendário básico de vacinação das crianças”, afirma.

Segundo dados da gerente do (PMI), Soraia Cristina Fernandes, só na primeira semana foram vacinadas 130 crianças contra o rotavírus, responsável por grande parte dos casos e óbitos causados por doenças diarréicas agudas em crianças, em todo o mundo. A primeira dose deve ser aplicada entre um mês e 15 dias a três meses e sete dias e a segunda dose até cinco meses e 15 dias.

Em Macaé, a vacina está disponível no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e no Pronto Socorro do Aeroporto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Rotavírus - O rotavírus é uma doença diarréica aguda (diarréia) causada por vírus. Esses vírus são considerados os mais importantes causadores da diarréia grave em todo o mundo, principalmente em crianças menores de cinco anos. Crianças prematuras, de baixo nível sócio-econômico ou com deficiência imunológica estão sujeitas à manifestação da doença de maior gravidade. Adultos também podem ser infectados, mas a doença tende a ser bastante moderada. Os rotavírus são também responsáveis por ocasionar surtos em escolas (pré-escolas), berçários, creches e hospitais. O intervalo entre a infecção e o aparecimento da doença varia de um a dois dias.

Gripe – Acontece entre 24 de abril e seis de maio a Campanha Nacional de vacinação contra a gripe em idosos. Devem tomar a vacina pessoas com idade acima de 60 anos. A vacina estará disponível nos Postos de Saúde e nas Unidades do Programa Saúde da Família de Macaé.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta que é importante que as pessoas se sensibilizem e busquem o posto de saúde mais próximo da sua residência para se imunizar. “Nossa meta é atingir todos os idosos, sendo esta a classe de pessoas mais vulnerável a doenças, principalmente a gripe que surge com a mudança do tempo”.