logo

Vacinação prossegue até dia 28 em diversas unidades de saúde

10/11/2014 17:41:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

A Campanha Nacional foi lançada no último sábado (8)

Foi lançada no último sábado (08), a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil. Em Macaé, a Secretaria de Saúde por meio do Programa de Imunização vacinou aproximadamente cinco mil crianças. As doses estão disponíveis em 36 postos da cidade até o dia 28 de novembro, de 8h às 17h, é importante levar a carteira de vacinação.

A gerente de Imunização, Cláudia Campanati solicita aos pais e responsáveis que procure o quanto antes uma unidade de saúde próxima à sua residência para aplicação da vacina. Estão sendo imunizadas as crianças de seis meses até quatro anos, onze meses e 29 dias contra a polio. Em relação ao sarampo, a recomendação é que sejam vacinadas crianças entre um e cinco anos de idade incompletos. "Foram aplicadas no primeiro dia de campanha 2.700 doses contra polio e 2.200 contra sarampo".

Cláudia acrescenta que o objetivo da campanha é manter a erradicação da poliomielite e garantir a eliminação do sarampo no Brasil. "A vacina aplicada é a triviral que além de imunizar contra o sarampo, também garante a proteção contra rubéola e caxumba", disse.

A recomendação do Ministério da Saúde é de que todas as crianças na faixa etária da campanha sejam vacinadas, pois ainda há casos de poliomielite em alguns países africanos, como a Nigéria, além do Afeganistão e Paquistão. Por isso, a Organização Mundial de Saúde não permite ainda parar de fazer a imunização, embora há 25 anos, não é registro de casos de paralisia infantil no Brasil.

O sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.


Fotos Relacionadas