logo

Vêm aí os Jogos Estudantis Municipais – JEEM

16/05/2006 15:47:20 - Jornalista: Cesar Dussac

A secretaria municipal de Educação de Macaé promove no Forte Marechal Hermes, no sábado (20) e domingo (21), a partir das 8h, os Jogos Estudantis das Escolas Municipais – JEEM, preparatórios para a 13ª edição dos Jogos Estudantis das Escolas Públicas – JEEP, competição estadual, da qual Macaé é hexa-campeão.

A 13ª Competição de Atletismo em Macaé selecionará os representantes do município entre 600 alunos da 5ª à 8ª séries da rede de ensino fundamental. Eles estão divididos nas categorias A: nascidos em 1992, 93 e 94; B: os de 89, 90 e 91, e os nascidos de 1984 a 88. As provas eliminatórias e classificatórias locais são: corrida nas modalidades de 75 metros, 100m, 250m, 400m, 1200m e 1500m e prova de revezamento 4x100 (corrida com passagem do bastão), salto à distância, salto em altura e arremesso de peso.

Segundo a secretária Milmar Pinheiro, a Educação disponibiliza os uniformes, o transporte e a alimentação aos participantes. Milmar fala do apoio que a secretaria recebe e das parcerias com outras secretarias. “Durante as competições, contamos com o total apoio do prefeito Riverton Mussi, professor de Educação Física e desportista, e de algumas secretarias. A Saúde mais uma vez é parceira, mantendo uma equipe de atendimento aos atletas nos dois dias de competição, a secretaria de Obras prepara as pistas e a secretaria de Comunicação Social faz a cobertura do evento. O comandante do Forte, Capitão Igor Carlos Baptista, coopera mais uma vez com a Educação, cedendo o espaço. Vamos trabalhar por uma boa classificação no JEEP”, conclui a secretária.

Os coordenadores da Educação Física da rede municipal de ensino, Ricardo Silva e Henry Kautscher, têm se dedicado nas últimas semanas ao evento. Ricardo Silva fala da importância da competição municipal. “Através dos JEEM, vamos nos preparar para competir nos Jogos Estudantis das Escolas Públicas – JEEP, competição estadual que reúne representantes de diversos municípios – capital e interior. A partir do ano passado, foram incluídas três modalidades no JEEP em que municípios do interior não contam com competidores, devido à falta de locais apropriados para treino: corrida com barreira, arremesso de dardo e arremesso de disco. A ausência de competidores influi no cômputo geral dos pontos”, observa.

Segundo Ricardo, sob o ponto de vista da socialização, é importante que os municípios continuem competindo no JEEP. “Levar um jovem do interior, que treina em espaços não oficiais, para competir no Ginásio Desportivo Célio de Barros, maior templo do atletismo, no Maracanã, tem grande importância na sua socialização. Além disso, o JEEP é importante na busca, na revelação de novos valores. Alguns atletas macaenses, descobertos nessa competição, já integraram equipes de atletismo do Vasco e do Flamengo. O primeiro passo são os JEEM”, destaca o coordenador.