Foto: Rui Porto Filho
Jogos e brincadeiras aconteceram nesta sexta-feira (10)
Matheus, 14 anos, e a mãe Maria Gomes Souza tiveram uma manhã para lá de especial nesta sexta-feira (10). Com transtorno mental desde que nasceu, o adolescente era só sorrisos nos jogos e brincadeiras do Fest Verão Esportivo, promovido na Praia dos Cavaleiros pela Secretaria Municipal de Esportes. A ação foi realizada em parceria com o Centro de Atendimento Psicossocial Infantojuvenil (Capsi), da Secretaria de Saúde, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Macaé) para a interação social dessas crianças e adolescentes.
“A inclusão social é importante para o desenvolvimento deles e faz parte do trabalho que desenvolvemos, por isto, tê-los em um evento como este, aqui na praia, é fundamental para a sociabilidade de nossos usuários”, destacou a coordenadora do Capsi, Munique Silva Santos. A psicóloga da unidade, Ana Gabriela, também acompanhou os usuários nos jogos e brincadeiras comandados pelo professor de Educação Física do Capsi e de capoeira da Apae, André Conceição de Carvalho.
“A realização de jogos e brincadeiras para essas crianças em espaço público é uma oportunidade fundamental para elas, a família e a população estarem juntas”, destacou o professor. Foram duas horas de alegria e animação na areia, das 9h às 11h, finalizando com a roda de capoeira, uma das atividades integrativas oferecidas pela Apae que atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla.