Verão Solidário acampa na Tenda Cultural

19/01/2007 17:08:48 - Jornalista: Marilene Carvalho

Com a proposta de abrir espaço para os novos talentos que despontam na região, a prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura, abraça pela segunda vez consecutiva o projeto Verão Solidário, visando à integração dos jovens em atividades culturais e ações sociais. A Ong Movimento Juventude e a Pastoral da Juventude coordenam o projeto, que acampa mais uma vez na Tenda Cultural, armada na curva da Praia do Pecado, um dos pontos preferidos dos jovens macaenses.

A abertura do evento aconteceu na sexta passada com a apresentação do projeto Q’Batuque, de Quissamã, formado por crianças de cinco a 15 anos que tocam instrumentos de percussão, em ritmo de olodum, seguido de sarau com o grupo TP (Terrorismo Poético). Na mesma noite a Tenda Cultural recebeu a banda Restinga Reggae Dub, de Rio das Ostras. No enceramento foi exibido o filme Dois filhos de Francisco.

A programação de sábado contou de apresentações das bandas Socket, Odete, Rowd, Lickland, e Inativa. No domingo, a Tenda Cultural foi aberta para a Oficina de Artes Marciais Jiu-Jitsu, com prof. Adão. Às 19h nova foi a vez de sarau (poesias musicadas) com o grupo TP.

O projeto Verão Solidário retorna à Tenda Cultural nesta sexta-feira (26), às 18h, trazendo o quadro “Macaé em Cordel”, com vários poetas se apresentando no local. Às 19h30, será a vez de subir ao palco o cantor de MPB, Márcio Pedro. Às 21h se apresentará a banda gospel Paralelo 3 (pop rock).No sábado (27), a animação ficará por conta do Festival de Bandas, das 14h às 18h30. Para se inscrever no festival valem doações de alimentos não perecíveis, brinquedos ou agasalhos. As bandas Satélites de Babilônia e Nines Miles, respectivamente, se apresentarão às 19h e 20h.

Das 10h às 19h de domingo (27) estará acontecendo a Gincana Pastoral da Huventude e Oficina de Dança Afro. Como tarefa obrigatória da gincana, as equipes estarão empenhadas em distribuir sacolas plásticas biodegradáveis, num exemplo de como manter as praias limpas. A equipe do Macaé Cimed fará apresentação de voleibol e oficina para crianças, às 14h. E logo depois, às 16h, terá Oficina de Poesia e Haikai, com Gerson Dudus. A Banda Íris fecha a noite de domingo, começando a animação às 19h.

No dia 02 de fevereiro (sexta) a Tenda Cultural abre a lona para uma noite de pagode com os grupos Tafeito (18h30) e Jeito Atraente (19h30). O sábado (03/02) está reservado para a continuação do Festival de Bandas, das 14h às 19h30. À noite se apresentam duas badaladas bandas da região: Contrato Social (19h30) e Centro de Gravidade (20h30). No domingo ((04/2), a tenda será aberta às 14h para a oficina de HIP-HOP, a Batalha de MC’s, e a Oficina de Capoeira do Mestre Anum.

Na sexta-feira (09/02) o espaço será dedicado às bandas gospel Ministério de Fátima e Iesus, com apresentação marcada para às 18h. Em seguida, às 19h, terá início a Cristoteca com o DJ Korea e Diogo Araújo. A programação termina no domingo (11/02) com a premiação das bandas que participaram do festival, a partir das 17h, e apresentação das bandas Seven, Mutável Saralho Band e Projeto Zero.

A tenda Cultural também abriga o projeto Cine Fest Verão. Nesta sexta (19/01) será exibido o filme Dois Filhos de Francisco. Em fevereiro, a telona apresentará For All (01); Irma Vap – O Retorno (02); Fabio Fabuloso (08); e Surf Adventures (09). As sessões começam sempre às 20h.