A estação mais quente do ano só tem início no dia 21 de dezembro. No entanto, assim como o horário de verão, que começa neste domingo (19), a Secretaria de Mobilidade Urbana também iniciará uma ação especial que acontecerá durante todo este período. É a “Escolinha de Trânsito na Orla”, que levará à Praia dos Cavaleiros orientações às crianças para que se tornem multiplicadores de informações sobre a necessidade da responsabilidade na condução de veículos. A atividade de educação no trânsito acontecerá sempre das 9h às 11h.
Por meio da “Escolinha de Trânsito na Orla”, os pequenos receberão informações sobre temas como comportamento das crianças no papel de pedestres; uso de dispositivos de segurança - bebê conforto, cadeirinha, assento de elevação ou cinto de segurança -, conforme a idade; e uso do celular ao volante, entre outros assuntos. O enfoque é a criança como multiplicadora de informações.
Todas estas informações serão passadas durante uma simulação sobre as regras básicas de circulação e segurança no trânsito, em que as crianças percorrerão um circuito que conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, lombadas eletrônicas e placas de sinalização.
- As ações realizadas têm como foco a melhoria da qualidade de vida da população. Mas, todos têm um papel importante neste processo de melhoria da mobilidade, com mais fluidez no trânsito e, acima de tudo, com mais segurança e respeito. E aprendendo estes conceitos desde crianças, além de multiplicadores, formamos cidadãos mais conscientes – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.
Trânsito – Para que o público aproveite os dias de calor na Praia dos Cavaleiros com o máximo de segurança, um esquema especial de trânsito funcionará em um dos trechos da orla. Com isso, o fluxo de veículos na Avenida Atlântica será interrompido entre as ruas Bariloche e Val Paraíso, das 8h às 17h, até o final do verão.
Neste trecho, nem mesmo os ciclistas serão liberados para passar com as suas bicicletas pela ciclovia, para evitar o risco de acidentes - em especial, envolvendo as crianças, já que ali também estão o Centro de Convivência e um parquinho. Neste caso, será necessário descer da bicicleta e empurrá-la até o local adequado.
Alternativa - Para que não haja prejuízos ao trânsito de veículos, será montado um esquema de “mão inglesa” na Avenida Nossa Senhora da Glória. Além disso, os condutores que forem à praia de carro poderão estacionar ao longo das ruas Val Paraíso, Acapulco e Bariloche.