logo

Vice-prefeito apresenta Orçamento Participativo 2013

12/09/2013 13:59:00 - Jornalista: Carolina Tardivo

Foto: Rogério Peccioli

Vice-prefeito defende gestão democrática com intensa participação da população

Na tarde desta quarta-feira (11), o vice-prefeito Danilo Funke e a equipe do Orçamento Participativo lançaram, no Paço Municipal, o Orçamento Participativo 2013. Estiveram presentes diretoras de escolas contempladas pelo O.P., o gestor da Câmara Permanente de Gestão (CPG), José Walmir, delegados e conselheiros.

A reunião serviu para anunciar como funcionará o Orçamento Participativo 2013. A partir de agora será itinerante e também contará com a ajuda da internet para as votações das obras. Além disso, o projeto inclui o O.P. Jovem, que tem caráter deliberativo e visa orientar os jovens nas escolas sobre orçamento público. O coordenador, Fabrício Paes, apresentou as novidades e reforçou o valor do projeto. “Nosso propósito é fazer com que o O.P. seja cada vez mais acessível à população, por isso algumas mudanças foram feitas buscando essa integração”, explicou.

Representando a primeira escola a ser inaugurada pelo O.P. este ano, a diretora Ana Beatriz Curvelo falou dos benefícios para a população. “Eu pude acompanhar de perto a construção e percebi como toda a população estava feliz e ansiosa pela inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Afonso Correa Sabino, na Vila Badejo, pois muitos pais tinham dificuldades em levar seus filhos para estudar em outros bairros”, ressaltou.

O vice-prefeito Danilo Funke aproveitou o momento para destacar a importância do programa para o município e munícipes. “O Orçamento Participativo é um programa que integra população e governo, é uma maneira de dar ao povo o dever de nos fiscalizar e exigir o melhor que podemos fazer. Buscamos ser sempre didáticos para dar transparência aos nossos atos”, finalizou.

O Presidente da C.P.G., José Walmir, destacou as prioridades do projeto para saúde e educação e o valor da parceira entre população e governo. “A expectativa para o Orçamento Participativo é grande, pois é um processo de escolhas conjuntas e é onde a sociedade pode dizer o que quer de fato”, comentou.

A primeira plenária realizada pelo O.P. 2013 será no dia 24 de setembro no setor vinho na região da Ajuda, que inclui Ajuda de Baixo, Ajuda de Cima e Parque União. Para atender melhor as demandas, os bairros foram divididos em setores. Ao todo serão 16 plenárias que vão até o dia 23 de outubro.