logo

Vice-prefeito assume Executivo durante viagem do prefeito

07/09/2005 13:25:12 - Jornalista: Janira Braga

O vice-prefeito Carlos Augusto de Paula, o Carlão, assumiu em solenidade realizada no gabinete, na noite de terça (6), o Executivo, durante a viagem de doze dias que o prefeito Riverton Mussi fará para o exterior, a negócios. Riverton viajou nesta quarta (7) para o Rio de Janeiro, onde embarca no aeroporto Tom Jobim com destino final em Aberdeen, previsto para o final da tarde de quinta (8).

Riverton participa de duas viagens de negócios em busca de atração e retenção de novos investimentos para Macaé. A primeira é para Aberdeen, na Escócia, no continente europeu e a segunda é para a cidade de Luanda, capital da Angola, no continente africano.

Na solenidade de transmissão de cargo, Riverton deixou claro o bom relacionamento que tem com Carlão. “Estamos viajando a convite do governo britânico e o vice-prefeito assume meu lugar neste período. Eu e Carlão temos muito companheirismo na administração e tenho certeza que ele vai conduzir o Executivo muito bem na minha ausência”, afirmou Riverton.

Já Carlão destacou que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo prefeito e afirmou que não terá dificuldades em assumir o Executivo devido sua experiência na administração pública. “Já assumi a prefeitura uma vez, em 1995. Também fui vereador e deputado. Vou seguir o trabalho que é feito pelo prefeito e conto com a participação de todos os secretários”, observou.

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Cardoso, informou que o Legislativo aprovou o pedido de afastamento do prefeito por 12 dias, conforme determina a Lei Orgânica do município.

VIAGEM – Em Aberdeen, Riverton estará acompanhado do secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel; do presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fundec), Jorge Siqueira e dos vereadores pastor Jorge de Jesus e Maria Helena Salles. “Em Aberdeen, vamos participar de uma das mais importantes feiras da Europa, que é uma das maiores feiras de petróleo e gás do mundo”, informou Riverton, se referindo a Offshore Europe 2005 Oil & Gas Exhibition & Conference.

De acordo com o prefeito, o objetivo da viagem para Aberdeen vai além da participação na Europe 2005 Oil & Gas. “Vamos nos encontrar com representantes do governo britânico, com empresários de Aberdeen que têm negócios em Macaé e na Escócia e com outros empresários”, informou.

Da Europa, o prefeito viaja para a África, com destino a Luanda. Na capital da Angola, a segunda comitiva de negócios, formada pelo Secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan e pelo Coordenador de Comércio Exterior, Adolpho Moura, se encontram com Riverton Mussi dia 16 (sexta-feira).

- Vamos participar de eventos envolvendo ciência, tecnologia, indústria e comércio. Em alguns lugares de Angola, encontramos particularidades semelhantes a Macaé na indústria do petróleo – analisou Jordan, informando que a comitiva vai se encontrar com empresários que têm negócios no país africano e também em Macaé.

A viagem à África será dividida em duas etapas: empresarial e política. Um dos objetivos é estreitar a relação entre Luanda e Macaé e para isso, os dois municípios vão assinar o tratado de cidades-irmãs. “Vamos conversar sobre o treinamento de trabalhadores para a indústria de exploração de petróleo e gás, e para outras atividades, como a agricultura. Queremos fortalecer a amizade entre Angola e Macaé”, frisou o coordenador de comércio exterior.

A agenda na África da comitiva de Macaé foi elaborada com o intermédio do embaixador brasileiro Jorge Taunay e inclui encontro com os ministros do petróleo e gás, da saúde, da educação e cultura.