Foto: Guga Malheiros
Encenação reuniu artistas da cidade
O espetáculo “Vida Eterna”, com encenação de textos bíblicos, emocionou o público, neste domingo (5), nas sessões gratuitas das 17h e 20h30, no Teatro Municipal de Macaé. As apresentações, que marcaram a Páscoa – Ressurreição de Jesus Cristo, levaram diversas famílias para um momento de reflexão. A dona de casa Isabel Correia, 40 anos, prestigiou a passagem bíblica com seus dois filhos e o marido.
- Foi verdadeiramente um espetáculo. Muito bem elaborado e ser no teatro fez toda a diferença, pois trouxe segurança a toda minha família. Além disso, percebemos que os impostos estão sendo bem aplicados - , destacou a moradora do bairro Cajueiros, na primeira fila da plateia.
A encenação, promovida pela Fundação Macaé de Cultura (FMC), texto e direção de Márcio Gonçalves, reuniu cerca de 50 profissionais entre atores e equipe técnica da cidade. Nos três dias do evento, de 3 a 5 de abril, a estimativa de público foi de 700 pessoas.
- As apresentações representaram um processo brilhante de construção autoral, que buscou aproximar toda a classe teatral. Voltamos ao teatro, que é a nossa casa. O objetivo foi reunir todos esses atores macaenses e vencer o desafio com uma equipe unida para passar emoção ao público – frisou o diretor.
Para o ator Aldebaran Bastos, interpretar Jesus Cristo exige determinação, humildade e amor ao teatro. Em seu papel, o convite foi de sentimento de bondade e amor ao próximo.
Vida Eterna
A história começa com Jesus junto com João Batista, em ocasião de seu batismo pelas mãos daquele profeta. A partir de então, Jesus anuncia o reino de Deus, realiza curas, milagres, ressuscitando os mortos e diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim viverá eternamente”. Ele discute com os fariseus que questionam sua autoridade. Libertou Maria Madalena da prostituição. Judas o trai por trinta moedas de prata. Para encerrar, acontece a crucifixão de Jesus, seguida do seu julgamento por Pilatos, passagem por Herodes, humilhação e sofrimento. A primeira comunidade cristã, junto com sua mãe Maria, o presencia ressuscitado, numa alusão à vitória da vida sobre a morte.
ELENCO:
CRISTO - ALDEBARAN BASTOS
MARIA - BETH SOUTO MAIOR
HERODES - ADEMIR MARTINS
SACERDOTE - JORGINHO DE PAULA
CAIFÁS – MARCIO PENNA
PILATOS- FERNANDO CLAUSCEN
ANÁS - JUNIOR MACHADO
JUDAS ISCARIOTES- RAFAEL KASSIUS
PEDRO - REINALDO LIMA
MATHEUS- MARDONI DE MUROS
JOÃO BATISTA – RON DI NELLI
MARIA MADALENA - ERICA MENDES
CLÁUDIA PROCOLO - HELEN DE FREITAS
SERVA - SANDRA LIMA
MARTA – ELIZ BRITO
VERÔNICA - GISELLE SOUZA
MULHER PARAPLÉGICA- JACQUELINE OLIVEIRA
TIAGO MAIOR - GABRIEL VEIGA
TIAGO MENOR - RUSSEAN COTRIN
BARTOLOMEU - MATEUS ROMANO
ANDRÉ - WELINGTON CABRAL
SIMÃO - DIELSON PC
FELIPE - WILL
TADEU - ALENCAR SMALL
JOÃO - ÁLVARO VICTOR
TOMÉ - RON DI NELLI
DIRETOR MUSICAL - LÚCIO DUVAL
FIGURINO/ CENÁRIO - ELY PERÓN FRONGILO
COREÓGRAFO - ALEXIS GLATARD
MAQUIAGEM/CABELO - KAL FERNANDES E MARCELO LIMA
ASSISTENTE DE PRODUÇÃO - JANAÍNA BASTOS, DEBORA MACHADO E RODRIGO MARTINS
TEXTO E DIREÇÃO - MÁRCIO GONÇALVES