O município de Macaé, através da Unidade de Ensino Descentralizado do CEFET, participa da 3ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz, a FIOCRUZ. Com o vídeo “Flor do Mangue”, a instituição é finalista da etapa nacional, que decidirá nesta quinta-feira (24), o vencedor. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira (23), para os visitantes da Feira Macaé Sempre Verde, no Parque da Cidade.
Totalmente construído por equipes de alunos e professores da Unidade Macaé do CEFET, “Flor do Mangue” consiste em filmagens dos manguezais que se estendem de Macaé até o distrito de Gargaú, em São Francisco de Itabapoana. O curta-metragem temático visa estimular a reflexão acerca do processo de poluição dos manguezais no Norte-Fluminense e de suas relações com as populações pesqueiras da região.
- No desenvolvimento do projeto foram ouvidos pescadores e catadores de caranguejo, além de professores que falam sobre a importância dos manguezais – explica Maria Inês Paes Ferreira, coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais.
Os vencedores da primeira fase estarão no Rio, nesta sexta-feira (25), para a cerimônia de premiação nacional. Os alunos receberão medalhas e os professores e as escolas prêmios de qualidade do trabalho pedagógico. Além disso, serão entregues prêmios especiais aos participantes que se destacaram na competição.