logo

Vigilância Ambiental intensifica ações no bairro Horto com Cevas Itinerante

02/12/2025 16:11:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Moisés Bruno

Moradores devem ficar atentos ao calendário de visitas

A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Macaé, segue com o seu cronograma de ações pelos bairros. Nesta terça-feira-feira (18), os agentes de endemias estiveram no bairro Horto realizando o Cevas Itinerante, que tem como objetivo levar o máximo de serviços desenvolvidos pelo órgão aos bairros e localidades mais distantes da área central.

De acordo com o supervisor geral da Vigilância Ambiental, Marcelino Rocha, a ação reforça o combate ao Aedes aegypti por meio de visitas domiciliares, inspeção de terrenos e prédios públicos e aplicação de larvicidas quando necessário. “Nosso objetivo é identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, garantindo mais segurança e saúde para a população”, destacou.

A participação dos moradores foi um ponto positivo durante o trabalho no Horto. As equipes foram bem recebidas nas residências e estabelecimentos comerciais, onde realizaram tratamento químico, utilizando larvicida, e também o tratamento mecânico, com a retirada de depósitos que podem acumular água e favorecer a proliferação do vetor.

A ação incluiu, ainda, atividades de controle de roedores e caramujos, além do reconhecimento geográfico da região. Esse levantamento é essencial para mapear características ambientais, acessos e tipos de residências, informações fundamentais para o planejamento estratégico das próximas atividades de vigilância em saúde.

A Gerência de Vigilância Ambiental reforça a importância da colaboração da comunidade. Moradores devem ficar atentos ao calendário de visitas, permitindo a entrada dos agentes para que as inspeções e tratamentos sejam realizados de forma eficiente.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.