logo

Vigilância Ambiental promove evento alusivo ao Outubro Rosa

28/10/2025 14:02:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Márcio Borges

Profissionais participaram de diversas atividades

Visando fortalecer o autocuidado, a prevenção e a integração das profissionais que atuam na Gerência de Vigilância Ambiental, foi promovido na manhã desta terça-feira (28), um evento em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo do útero.

As profissionais puderam participar de uma série de atividades como palestras que abordaram com enfermeiras, nutricionistas e psicólogas, além de serviços como massoterapia, auriculoterapia, tranças, maquiagem e aferição de pressão arterial.

Na ocasião, o secretário de Saúde, Lucas Dias reforçou a importância de manter os exames em dia, já que todas atuam no cuidado com o outro.


“O Outubro Rosa é um mês de cuidado com a mulher, mas é fundamental que essa ação seja o ano todo. É importante que estejam bem para cuidar do outro”, disse.



O gerente de Vigilância Ambiental, Julio Antunes, pontuou que o objetivo do evento era proporcionar um ambiente acolhedor e participativo para as servidoras, com discussão de temas importantes para o cuidado com a saúde física e emocional das mulheres.


“A Campanha Outubro Rosa é um momento importante de conscientização e a prevenção do câncer é um assunto relevante, pois acomete muitas mulheres”, ressaltou.



A secretária Executiva de Atenção Básica, Simone Sales destacou a relevância da iniciativa.


“É fundamental que a Campanha do Outubro Rosa não se limite a um mês, mas que promova a sensibilização contínua, a necessidade de cuidar da própria saúde”, evidenciou.



A secretária Executiva de Média e Alta Complexidade, Natália Antunes reiterou a importância de não adiar os cuidados com a saúde.


“A conscientização sobre saúde, especialmente em relação ao câncer de mama, é fundamental. Embora a prevenção seja um esforço contínuo, a atenção se intensifica no mês de outubro”, evidenciou.



A Gerência de Vigilância Ambiental conta com 63 servidoras, entre agentes de endemias e administrativos. Como um gesto de apoio a campanha as servidoras estavam vestidas de rosa e na ocasião o secretário de Saúde, Lucas Dias e o gerente de Vigilância Ambiental, Julio Antunes, ofereceram uma rosa para cada participante.