Foto: Márcio Borges
A iniciativa faz parte das ações de controle do mosquito, visando a redução de casos de dengue, zika e chikungunya.
A Prefeitura de Macaé, através da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (9), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, desta vez na localidade da Fazenda Piracema. A iniciativa faz parte das ações de controle do mosquito, visando a redução de casos de dengue, zika e chikungunya.
Os agentes de endemias percorreram a região vistoriando casas, comércios e ruas, com objetivo de identificar possíveis focos e eliminá-los. Além do trabalho de eliminação de criadouros e tratamento com uso de larvicida, são feitas ações preventivas como distribuição de material informativo e orientação aos moradores.
O gestor da Gerência de Vigilância Ambiental, Luan Campos, acompanhou a equipe e reforçou que para um resultado efetivo de combate e controle do Aedes é preciso uma ação conjunta com a população, que os próprios possam vistoriar suas casas, verificando se existem depósitos com água parada e criadouros, inclusive na vizinhança.
“Os agentes estão diariamente nas ruas, é fundamental que a população os receba. Eles fazem um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate, abrangendo todos os bairros e localidades. São dezenas de profissionais envolvidos exclusivamente nas atividades de combate ao mosquito transmissor que visitam os imóveis diariamente”, disse Luan.
“Eu entendo que este trabalho para eliminar o mosquito é de responsabilidade de todas as pessoas, não só da prefeitura”, pontuou.