logo

Vigilância Ambiental realiza mutirão de combate ao Aedes na Piracema

09/12/2024 14:14:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Márcio Borges

A iniciativa faz parte das ações de controle do mosquito, visando a redução de casos de dengue, zika e chikungunya.



A Prefeitura de Macaé, através da Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta segunda-feira (9), mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti, desta vez na localidade da Fazenda Piracema. A iniciativa faz parte das ações de controle do mosquito, visando a redução de casos de dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de endemias percorreram a região vistoriando casas, comércios e ruas, com objetivo de identificar possíveis focos e eliminá-los. Além do trabalho de eliminação de criadouros e tratamento com uso de larvicida, são feitas ações preventivas como distribuição de material informativo e orientação aos moradores.

O gestor da Gerência de Vigilância Ambiental, Luan Campos, acompanhou a equipe e reforçou que para um resultado efetivo de combate e controle do Aedes é preciso uma ação conjunta com a população, que os próprios possam vistoriar suas casas, verificando se existem depósitos com água parada e criadouros, inclusive na vizinhança.



“Os agentes estão diariamente nas ruas, é fundamental que a população os receba. Eles fazem um trabalho intenso de rotina de prevenção e combate, abrangendo todos os bairros e localidades. São dezenas de profissionais envolvidos exclusivamente nas atividades de combate ao mosquito transmissor que visitam os imóveis diariamente”, disse Luan.



A empreendedora, Josefa Martins, recebeu nesta manhã os agentes da Vigilância Ambiental em sua casa. Durante a visita ela contou que semanalmente coloca cloro nos ralos, não deixa os vasos de plantas com pratinhos, a cisterna sempre fechada e mantém tudo limpo sem depósitos que possam acumular água.



“Eu entendo que este trabalho para eliminar o mosquito é de responsabilidade de todas as pessoas, não só da prefeitura”, pontuou.


Ações – As ações seguem durante toda semana, na terça-feira (10), as equipes estarão no bairro Imbetiba. Já no dia 11, os agentes estarão atuando na Areia Branca. Na quinta (12), as atividades são em Nova Esperança e, na sexta-feira (13), a semana finaliza na Praia Campista.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.