A Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou as inscrições para o Selo de Qualidade da Higiene ABC. O prazo agora vai até a próxima sexta-feira (04). Os interessados devem se inscrever através do e-mail
visa.categorizacao@macae.rj.gov.br. A iniciativa abrange bares, restaurantes, lanchonetes e padarias, entre outros estabelecimentos.
Nesta terça-feira (01) foi realizado um encontro na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), onde técnicos da Vigilância Sanitária fizeram uma apresentação detalhada sobre a certificação. Além de representantes da própria Acim, também estiveram presentes membros da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Sebrae, Convention Bureau e Associação Brasileira de Controle de Pragas e Vetores.
"O objetivo é que as instituições possam engajar seus associados a aderirem. A nota A, B ou C é colocada em local visível do estabelecimento para que o público consumidor saiba que o local foi certificado", explicou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, que participou da reunião ao lado da chefe de gabinete da Secretaria, Mariana Previtalli, e do o coordenador de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria, Alessandro Barros.
A certificação tem o objetivo reconhecer e valorizar os estabelecimentos que implementam procedimentos e cuidados que contribuem para a qualidade dos alimentos e a saúde do consumidor. Atualmente, em Macaé, 48 estabelecimentos possuem o Selo (46 o A e dois o B). Esse tipo de modelo já funciona em alguns países da Europa e várias cidades do Estados Unidos.
A categorização através do Selo ABC, realizada pela Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária, tem o intuito de proporcionar uma avaliação transparente dos estabelecimentos; uma vez que neste modelo de licenciamento e regulação sanitária destaca-se a importância da informação sanitária para os consumidores, permitindo escolhas mais conscientes e informadas. A adesão ao Selo ABC não tem qualquer custo para o estabelecimento.
O selo de qualidade da higiene tem as classificações A (cinco estrelas), B (quatro estrelas) e C (três estrelas) e faz parte do Programa Alimento Seguro implementado pelo município.
A adesão à categorização dos serviços de alimentação é efetuada mediante assinatura do termo de adesão, que representa o compromisso de participar do primeiro e do segundo ciclos de inspeções realizados pela autoridade sanitária e de expor o selo A, B ou C da Categorização em local visível ao público.
A Categorização dos serviços de alimentação é um serviço contínuo. As condições e requisitos para participação estão estabelecidos na Resolução nº 008 de 20 de outubro de 2023 da Coordenadoria Especial de Vigilância Sanitária de Macaé.
Outras informações estão disponíveis no Instagram @visamacae ou podem ser obtidas através dos e-mails
visa@macae.rj.gov.br e
visa.categorizacao@macae.rj.gov.br.
A sede da Coordenadoria está localizada à Rua José de Aguiar Franco, 2150, Costa do Sol.