Acontece nesta sexta-feira (12), a partir das 18h, e no sábado, às 8h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), a VII Conferência Municipal de Saúde. O tema deste ano será “Serviços de Saúde: Rede Assistencial e Rede Social”.
De acordo o presidente do Conselho Municipal de Saúde e secretário de Saúde, Fernando Diogo, a missão da conferência é discutir a rede de assistência em saúde do município. Conforme ele, participam de discussões os profissionais da área e a comunidade, para que o sistema possa ser utilizado em toda sua plenitude e não de forma fragmentada.
A coordenadora do evento, Naly Almeida, acrescenta que os profissionais de saúde e a comunidade precisam saber usar o sistema de saúde, conhecer os serviços e saber como e o que se deve esperar dele. “É preciso diferenciar as funções do Programa Saúde da Família das atividades prestadas em Pronto Socorro e em um hospital de emergência, como é o caso do Hospital Público Municipal (HPM)”, diz.
O secretário Fernando Diogo ressalta que a Conferência Municipal de Saúde é a demonstração prática de que a democracia é possível na saúde, bem como a forma mais adequada de aprofundar-se a discussão sobre a operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito municipal.
Conferência - As conferências municipais acontecem a cada dois anos com a participação dos vários segmentos sociais. A participação da população nesses eventos é também um direito e um dever de cidadania.
Programação
Sexta-feira (12)
18h – Inscrições e credenciamento
19h30 – Abertura
20h – Leitura do Regulamento Interno
20h30 – Palestra: Controle social e participação comunitária
Sábado (13)
8h – Inscrições e credenciamento
8h às 8h30 – Café da manhã
9h15 às 11h – Palestra: Rede Assistencial de Saúde
11h – Teatro
11h45 às 13h – Almoço
13h – Organização dos trabalhos
13h30 – Discussão dos Grupos
15h30 – Plenária