Foto: Divulgação
O evento contou com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Alexandre Brasil.
O Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé em parceria com o Instituto Multidisciplinar de Química (IMQ/UFRJ/Macaé) e o Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/UFRJ) receberam o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC), Alexandre Brasil, convidado para o VIII Encontro Nacional de Ensino de Ciências, da Saúde e do Ambiente (Eneciencias). O evento, que foi realizado na última semana (de 6 a 8), na Cidade Universitária de Macaé, contou com mais de 460 inscritos.
A iniciativa possibilitou um espaço de discussão e de apresentação de sugestões para questões como: injustiças sociais e ambientais, produção de conhecimento entre o centro e a periferia e o papel da educação científica no Brasil e sua expansão para as regiões do interior. Para os organizadores, a ampliação da discussão sobre a relação entre os temas educação, sustentabilidade, meio ambiente e inclusão social, além de relevante para o ensino de ciências no interior do estado, é simbólica no Campus Macaé, fruto do processo de interiorização das universidades públicas federais.
Durante o evento foi apresentado um panorama da educação no Brasil por meio de dados estatísticos e estudos que apontam a desigualdade regional. Foram destacados os atuais pilares das instituições de ensino superior: ensino, pesquisa, extensão, gestão, inovação e sustentabilidade, internacionalização, permanência e inclusão. Entre os temas da programação estiveram: a formação de professores de ciências em cenários contemporâneos; os caminhos da educação para construção de uma sociedade sustentável; direitos humanos e os contextos de ensino, além de ciências, artes e saúde. Fora os debates, houve minicursos, exibição de pôsteres e atividades culturais.
Estiveram presentes ao VIII Eneciencias: o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marcos Sorrentino, a coordenadora do Centro de Formação de Professores Carolina Garcia, representando a Secretaria Municipal de Educação de Macaé, Regina Célia Nascimento, além do decano do Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé, Irnak Barbosa; da diretora do Nupem, Cíntia de Barros; da diretora do IMQ, Juliana Milanez, do coordenador geral do evento, Leonardo Moreira, e de diversos professores pesquisadores das áreas.