Foto: Ana Chaffin
Vacina antirrábica protege os animais contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos
A prefeitura prossegue com a Campanha de Vacinação Antirrábica até o final deste mês. Já foram imunizados cerca de 7,5 mil animais, entre cães e gatos. A secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), coordena os trabalhos.
O diretor do CCZ, Ramon Bouças, lembra que a vacina antirrábica protege os animais contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A raiva afeta o sistema nervoso central, podendo evoluir para óbito da pessoa contaminada.
Os agentes esclarecem que as vacinas não serão disponibilizadas para serem aplicadas em casa – os interessados devem levar os animais até o posto para que sejam imunizados. É importante que o animal seja levado por um adulto e apresente a carteira de vacinação.
O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica será em 21 de setembro, quando acontecerá a vacinação em todo o país. Serão disponibilizados postos de vacinação em diversos bairros da cidade.
Na próxima semana, a vacinação acontecerá nos bairros Vila Badejo, Cavaleiros, Nova Esperança, Ilha Leocádia, Planalto da Ajuda, Bosque Azul, Verdes Mares e Ajuda de Baixo.
Locais de vacinação:
Segunda-feira (12) - Vila Badejo (ponto final das vans)
Orla da Praia dos Cavaleiros
Terça-feira (13) - Nova Esperança (quadra da Escola de Samba)
Ilha Leocádia (Associação de Moradores)
Quarta-feira (14) - Nova Esperança (em frente à unidade de ESF)
Quinta-feira (15) - Nova Esperança (em frente à unidade de ESF)
Planalto da Ajuda (Praça principal, das 9h às 12h)
Bosque Azul e Verdes Mares (13h às 17h)
Sexta-feira (16) - Ajuda de Baixo (ao lado da subestação da Ampla)