Vila Badejo terá praça com quadra e parque infantil

29/05/2007 13:41:59 - Jornalista: Janira Braga

A Vila Badejo ganhará uma estrutura de lazer na Avenida Professor Gastão Henrique Schuller, com a construção de uma praça com quadra poliesportiva, parque infantil, arena, creche, estacionamento, quiosque, centro comunitário e posto de saúde. A obra, prevista para 2008, foi anunciada pelo prefeito Riverton Mussi durante reunião com a associação de moradores do bairro na noite de segunda-feira (28).

– Além da construção desta praça, vamos revitalizar a outra estrutura de lazer do bairro, com a implantação de grama sintética no campo de futebol – informou o prefeito, acrescentando que esta segunda praça terá iluminação adequada e será cercada por um alambrado.

Outra obra anunciada pelo prefeito será a urbanização do prolongamento da Avenida Antônio Mosqueira até o Barreto, com iluminação. Uma das reivindicações dos moradores é o saneamento do bairro. O prefeito explicou que a Vila Badejo está incluída no projeto de macrodrenagem e saneamento do município, que tem como objetivo eliminar o problema de alagamentos em pontos críticos e coletar 100% do esgoto das residências e levar para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs).

– O projeto de macrodrenagem é grande, está avaliado em cerca de R$ 240 milhões, que serão injetados nas obras durante cinco anos. Os primeiros bairros beneficiados serão os que mais sofrem com alagamentos, em seguida, as obras chegarão em toda a cidade – explicou Riverton.

Como medida paliativa, a prefeitura vai instalar uma elevatória na Vila Badejo, com uma bomba de recalque, para que o esgoto seja direcionado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Aeroporto. Já a atual ETE do Aeroporto será substituída com a construção de outra.

Os moradores também solicitaram a implantação de um módulo do Programa de Saúde da Família (PSF) na Vila Badejo. A solicitação será estudada pela prefeitura. Também ficou definido o prolongamento da Rua Beira Canal, para permitir a passagem de veículos, que chegarão até a ponte nas proximidades do Núcleo de Pesquisas Ecológicas (Nupem).

O secretário de Obras, Tadeu Campos, detalhou que a Vila Badejo está incluída no projeto da troca de 15 mil pontos de luz em toda a cidade dentro do programa de modernização da iluminação da cidade, que vai propiciar uma economia nas contas de energia de 20% a 30%. Pelo novo funcionamento, todas as lâmpadas de 75 e 125 watts serão substituídas por lâmpadas de 150 e 400 watts. “Trata-se de um eficiente modo de iluminação no qual vamos usar lâmpadas melhores e luminárias modernas”, comentou o secretário de Obras.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Badejo, Araken Correia Sabino, ressaltou a importância da reunião desta segunda. “A comunidade participou e agora vamos aguardar as obras”, pontuou. Participaram da reunião o secretário de Assistência Social, Valdeci Brandão; o coordenador geral do Plano Diretor, Hermeto Didonet e o subsecretário de Obras, Mário Bucker.