Foto: Moisés Bruno
Objetivo é promover que gestores públicos possam melhor atender empreendedores
Parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) possibilitou que 20 funcionários públicos municipais fizessem o curso “Atendimento ao Empreendedor Cidadão”, que ocorreu nos períodos da manhã e da tarde desta quarta-feira (11), na Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).
Esse curso prepara os servidores para atuar na Casa do Empreendedor. Seu objetivo é promover que gestores públicos possam melhor atender empreendedores e micro e pequenos empreendedores individuais, de modo a otimizar a postura do atendimento. Foram capacitados servidores da secretaria de Fazenda, de Meio Ambiente, de Obras, da Vigilância Sanitária, da Mobilidade Urbana, do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, do Corpo de Bombeiros e da Junta Comercial.
Casa do Empreendedor
Segundo o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), - órgão responsável pelo curso junto ao Sebrae e pelo projeto Casa do Empreendedor - Vandré Guimarães, esse trabalho já é referência para outras prefeituras do Estado do Rio de Janeiro. A Casa do Empreendedor vai facilitar a vida de micro e pequenos empreendedores individuais.
- Com a Casa do Empreendedor, que possivelmente passará a funcionar na semana do empreendedor em novembro, haverá desburocratização e simplificação para o processo de licenciamento, além de possibilitar consulta prévia e emissão de alvará para facilitar a vida do empreendedor – explica Vandré.
A Casa do Empreendedor vai reunir os órgãos responsáveis pela formalidade de micro e pequenas empresas em um só local.