Foto: Arquivo
Recolhimento de lixo funciona todos os dias da semana, entre 6h e 19h
O volume de resíduos domiciliares coletados entre 2010 e 2014 em Macaé aumentou 82,65%, o que representa um salto de 36 mil toneladas para 66 mil. Neste mesmo período, o crescimento populacional foi de 11,08%, segundo dados do IBGE. Atualmente, cerca de 230 mil habitantes contam com 32 veículos no recolhimento do lixo, todos os dias da semana, entre 6h e 19h.
O serviço, realizado pela secretaria de Limpeza Pública, por meio de empresa terceirizada, tem 190 profissionais. Por dia, em todo o município, são retiradas das ruas cerca 290 toneladas de resíduos. Em época de festas como Natal, Ano Novo e Carnaval, o resíduo coletado atinge quase o dobro.
Depois de passar em rotas diárias e alternadas em todos os bairros da área urbana e região serrana, o lixo tem destino certo. Ele é encaminhado para o Centro de Tratamento de Resíduos, localizado na Fazenda São Sebastião dos 40, às margens da BR-101, sentido Rio de Janeiro. O espaço é um dos 11 locais, desde 2009, licenciados para este fim no Estado do Rio, inclusive para o recebimento dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde (RSS).
De acordo com o subsecretário de Limpeza Pública e Manutenção, Jonas Siqueira Cesar, a prefeitura segue o Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos. "O Centro de Tratamento de Resíduos é adequado de acordo com as normas de qualidade e certificações 9001 e 14001. O local é impermeabilizado e, com isso, o resíduo não penetra no solo, seguindo todas as diretrizes dos órgãos reguladores", frisou o subsecretário.
Monitoramento por Satélite
O gerente operacional da Coleta de Lixo, José Carlos Cariús, afirmou que o serviço conta, há 20 dias, com monitoramento via satélite. Para isso, os veículos têm computadores de bordo. "Os operadores vão inserindo os dados da rota e do peso desde a coleta inicial até a pesagem no Centro de Tratamento de Resíduos. Quando algum morador informa que a coleta não passou em sua residência, consultamos esse sistema, que facilita a transparência e a qualidade dos serviços prestados", disse Cariús.
Serviços
A orientação é colocar o seu lixo devidamente embalado na calçada somente nos dias e horários programados para a coleta. Também é importante ficar atento aos materiais cortantes que devem estar em caixas de papelão. O serviço para a retirada de bagulho pode ser feito, por meio do telefone (22) 27720897. Já para entulhos de obras, o contato é (22) 27599409.
Para saber os dias e horários de coleta de lixo em cada bairro, acesse: http://www.macae.rj.gov.br/servicospublicos/conteudo/titulo/coleta-de-lixo-residencial.