A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou na última quinta-feira (11), a solenidade de formatura dos alunos do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Wolfango Ferreira. Na solenidade, 67 alunos da Fase III, que concluíram o Ensino Médio, receberam seus certificados e dessa forma poderão ser inseridos no mercado de trabalho e cursar o ensino superior.
Na ocasião, o secretário de Educação, Guto Garcia, parabenizou os formandos e elogiou o trabalho desenvolvido pela direção e professores da unidade escolar:
- Temos que parabenizar estes formandos, porque não é fácil retornar aos estudos. Tem que ter muita força de vontade e eu sei que isso é muito complicado. Mas o estudo para eles não acaba aqui, no Ensino Médio, pois hoje Macaé proporciona a todos uma faculdade gratuita. São 15 cursos oferecidos na Cidade Universitária. E não importa a idade, pois o saber é a coisa mais importante na nossa vida.
A diretora do Wolfango Ferreira, Marisa Silva de Sousa, também reafirmou a importância de os alunos continuarem os estudos, independente de qualquer dificuldade.
- É com grande satisfação que vejo estes alunos terminarem uma etapa da vida deles. Mas desejo que eles nunca parem de estudar porque é a educação que faz ser livre e ter poder de escolha” disse Marisa.
E, de acordo com a coordenadora da EJA, Margarida Silveira, as dificuldades enfrentadas por estes alunos não são poucas, até chegarem a se formar: “Eles são vitoriosos, porque muitos queriam estar se formando como estes alunos, mas não tiveram a coragem para enfrentar todas as barreiras que estes alunos ultrapassaram”, afirmou.
Andréia Cruz Borges, que retomou os estudos após 14 anos, é um exemplo disso: “Cheguei aqui com muita luta e dificuldade, mas o apoio da minha família e a ajuda de todos em sala de aula foram incentivos para que eu me formasse”, relatou.
Já a formanda, Ivonete Faria, que passou 25 anos sem estudar e agora está formada, comemora o fato de ter ultrapassado todas as dificuldades: “Recebi muito apoio para retornar aos estudos depois de 25 anos. Este diploma é uma vitória para mim”, comemorou.
Durante a formatura dos alunos da EJA do Wolfango Ferreira, o secretário de Educação Guto Garcia, ainda foi homenageado, passando a dar nome à sala onde funciona o laboratório de informática do colégio: “É uma grande emoção, afinal é a primeira vez que recebo uma homenagem como esta”, disse.
Atualmente, a Educação de Jovens e Adultos de Macaé conta com cerca de quatro mil alunos em 30 unidades, sendo pelo menos um pólo em cada localidade e um em cada distrito. Os interessados podem se inscrever nas escolas mais próximas da residência, munidos dos seguintes documentos: certidão de nascimento e casamento, comprovante de residência, carteira de identidade e histórico escolar ou declaração de escolaridade.