logo

Zoonoses prossegue com ações no município

17/02/2020 11:52:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Rui Porto Filho / ArquivoSecom

Nesta quarta (19) será realizado o Dia D de mobilização de combate ao Aedes

A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), estará realizando até sexta-feira (21) diversas ações no município. Na quarta-feira (19), será realizado o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, responsável por transmitir a dengue, chicungunha e zika vírus. Além disso, durante esta semana, os agentes de combate a endemias estarão realizando o combate ao mosquito com o carro fumacê e ainda controle de roedores.

Os agentes de combate de endemias estarão realizando eliminação de possíveis criadouros em latas, garrafas, potes, casca de ovo, copos descartáveis, entre outros.

Como medida de controle químico acontece o uso de larvicida em depósitos que não possam ser eliminados, além de inseticidas para eliminação do mosquito na fase adulta.

Nesta quarta-feira (19), será realizado o Dia D de mobilização contra o Aedes, quando toda a população será convocada para eliminar possíveis focos do inseto nas casas, escolas, prédios públicos, bares, restaurantes, entre outros.

Ações serão realizadas nos bairros Cajueiros, Aroeira, Morro de São Jorge, Botafogo, Malvinas, Visconde de Araújo, Miramar, Riviera Fluminense, Novo Horizonte, Praia dos Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança, Parque Aeroporto, Lagomar e Córrego do Ouro.

Carro Fumacê

Segunda-feira (17) - Novo Horizonte

Terça-feira (18) - Parque Aeroporto

Quarta-feira (19) - Cajueiros

Quinta-feira (20) - Parque Aeroporto.

Controle de Roedores

Segunda-feira (17) - Centro

Terça-feira (18) - Sol Y Mar

Quarta-feira (19) - Barra de Macaé

Quinta-feira (20)- Visconde de Araújo

Sexta-feira (21) - Cajueiros.

Solicitações e dúvidas, a população poderá entrar em contato pelo telefone 2796-1843, o Disque Dengue-0800-022-6461 e ainda o Whatsapp 99864-4073.

Cuidados

Para contribuir com o controle do mosquito Aedes, a orientação é ter os seguintes cuidados:


  • guardar as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo;

  • lavar com escova e sabão as vasilhas de água e de comida dos animais pelo menos uma vez por semana;

  • retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana. Lave a bandeja com sabão;

  • não deixar acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água;

  • tratar a piscina com cloro;

  • guardar os pneus velhos sem água, em locais cobertos.