A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Macaé realizará, neste sábado das 9h às 16h30, a campanha de vacinação anti-rábica felina e canina em três bairros. A campanha, que começou no início de julho, já imunizou 11.272 animais. Na próxima semana os vacinadores estarão na região serrana do município.
Segundo a diretora técnica do CCZ, a veterinária Maria Cristina Pereira, os três postos serão montados nos Cavaleiros, em frente ao restaurante Taberna da Praia; no bairro Vivendas da Lagoa, na praça da Associação de Moradores; e no Mirante da Lagoa, na praça Principal.
Ela lembra que todos os animais a partir de um mês de idade devem ser vacinados, inclusive as fêmeas prenhes e as que estão amamentando. “A vacina não oferece riscos aos filhotes, nem à mãe e visa erradicar a raiva, uma doença sem cura”, alerta.
A vacinação está sendo feita em dois bairros por dia, cada posto conta com uma equipe básica composta de vacinadores, auxiliares, escriba e motorista. Maria Cristina explica que a raiva é uma zoonose que representa um problema de saúde pública, pois tem evolução fatal quando instalada no organismo, já que é grande o número de pessoas expostas aos riscos por contato com animais domésticos que, muitas vezes, não são vacinados anualmente.
Programação:
Dias 21 e 22/08 - Glicério
Dias 23 e 24/08 – Frade/Crubixais/Moreti
Dia 25/08 – Virgem Santa (volante)
Dia 25/08 – Barra do Sana/Sana
Dia 28 – Barra do Sana
Dia 29 - Cabeceira do Sana