logo

‘Sessão Universitária’ apresenta três filmes comentados este mês

13/10/2010 11:07:10 - Jornalista: Andréa Lisboa

Cinema e música serão atrações durante a ‘IV Semana Universitária: Pesquisa, conhecimento, saberes’, que acontece de 19 a 22 de outubro, na Cidade Universitária. Integrada à programação acadêmica, de palestras, oficinas e mostra de trabalhos, está a cultural do projeto ‘Sessão Universitária’, com exibições dos filmes ‘Os Sertões’, ‘Uma cidade sem passado’ e ‘Narradores de Javé’. A Camerata Petrobras Bacia de Campos encerrará o evento. Toda a programação é gratuita e aberta ao público em geral.

As sessões acontecerão, às 14h, no auditório Professor Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, e não será necessário fazer reservas. Os filmes são comentados por professores Mestres da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) ou atuantes na Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Na terça-feira (19), será exibido o filme “Os Sertões”, que vai ser comentado por Dauro Franco.

O filme trata da ‘Guerra de Canudos’, episódio histórico datado de 1893, ocorrido no sertão da Bahia. Antônio Conselheiro, um monarquista, lidera um pequeno movimento, que logo vai tomando maiores proporções, contra a recém proclamada República. Em 1897, o novo regime decide enviar destacamentos militares para aplacar o levante dos sertanejos. No filme, estes fatos passam pela ótica de uma família que tem opiniões conflitantes sobre Conselheiro.

Na quarta-feira (20), a ‘Sessão Universitária’ apresenta ‘Uma cidade sem passado’, com os debatedores Francisco Carlos Gomes e Marta Helena Cardim. Nesse filme alemão, uma mulher investiga o passado de moradores de sua cidade quanto a possíveis envolvimentos com o nazismo. Na quinta-feira (21), o filme é ‘Narradores de Javé’. A condução do debate estará a cargo Meynardo Rocha e Rodrigo Araújo.

‘Narradores de Javé’ conta a história de um pequeno vilarejo, Javé, que pode desaparecer sob as águas, com a construção de uma usina hidrelétrica. Por isso, a comunidade decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos de sua história. Como a maioria dos moradores era analfabeta, a primeira tarefa foi encontrar alguém que pudesse escrever as memórias.

O projeto ‘Sessão Universitária’, relançado no último dia 24 com um novo formato, teve início há dois anos. “A iniciativa, por tratar de assuntos extramuros acadêmicos, conta com a participação de pessoas ligadas a movimentos sociais, como representantes de ONGs, quando a discussão tinha como temática o meio ambiente, por exemplo”, diz o coordenador de Artes e Cultura da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Leonardo Schwab.

A Camerata Petrobras Bacia de Campos encerrará, na sexta-feira (22) a programação cultural da ‘IV Semana Universitária’. O grupo, formado em junho de 2006, é composto por funcionários e dependentes de empregados próprios da Petrobras na Bacia de Campos. O projeto visa estimular a integração entre os funcionários da companhia e as comunidades vizinhas por meio de apresentações musicais, contribuindo para a difusão da cultura.