Com o tema, “Quem sabe brincar, usa camisinha”, a secretaria de Saúde, através do Programa Municipal de DST/Aids, intensificará no carnaval as ações educativas junto à população para o uso de camisinha. Além disso, vai distribuir material informativo sobre prevenção contra a Aids, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.
Segundo a coordenadora do Programa, Vera Cristina de Andrade, o objetivo da campanha é sensibilizar as pessoas quanto à importância do uso da “camisinha” para prevenção das DST’s/HIV/Aids. “Já reforçamos o estoque e estaremos disponibilizando 18 mil preservativos para serem distribuídos neste Carnaval”, diz Vera, ressaltando que durante os desfiles das escolas de samba e blocos, os preservativos estarão disponíveis no posto de atendimento médico, montado na Linha Verde.
O Programa de DST/HIV/Aids também está contando com a parceria dos agentes comunitários de Saúde, do Programa Saúde da Família, que durante as visitas domiciliares fazem um trabalho de prevenção com os moradores da comunidade, além de distribuírem material educativo.
Vera acrescenta que devido ao grande movimento de macaenses e turistas na tenda do programa, montada na Praia dos Cavaleiros, durante todo o verão, a mesma estará funcionando nos dias 25, 26, 27 e 28 de fevereiro, das 10h às 18h.
Campanha – De acordo com dados do Ministério da Saúde, o último boletim epidemiológico revelou que jovens do sexo masculino na faixa de 13 a 29 anos, são os que mais usam preservativos. O boletim também mostra um declínio de casos de Aids em menores de cinco anos, em ambos os sexos, a partir de 1997. O órgão informa que estes resultados se devem as campanhas preventivas implementadas desde a década passada.