“Volta para casa” promove a reintegração social de mais uma pessoa

16/01/2007 18:00:10 - Jornalista: Ludmila Azevedo

O projeto “Volta para Casa” da secretaria de Assistência Social de Macaé (Semas) encaminhou mais um morador de rua para sua cidade de origem. Desde outubro do ano passado, a Semas encaminhou de volta para casa 70 pessoas.

O último caso registrado foi o de Cláudia Cristina Soares que, após morar durante na rua durante 30 dias em outro município, no último dia seis foi encaminhada para Macaé. Natural do Estado da Bahia, a moradora de rua estava em situação de vulnerabilidade social, usando a área em volta do chafariz da Avenida Presidente Sodré como residência.

“Antes da concessão da passagem, Cláudia passou por um diagnóstico social com assistente social da Semas”, explica Brandão. No último dia 12, ela foi colocada num ônibus de volta para casa. Segundo o secretário, o principal papel do programa é promover a reintegração da pessoa ao convívio familiar. “Foi constatado na entrevista que a pessoa não possuía recursos financeiros para retornar ao seu Estado de origem”, frisa.

O projeto foi implantado em janeiro de 2005 e desde então tem encaminhado diversas pessoas com vulnerabilidade social ao local de origem. De acordo com o secretário, muitas pessoas vêm para Macaé em busca de uma oportunidade de emprego e acabam nas ruas, principalmente pela falta de qualificação profissional.