Foto: Divulgação
Réptil foi encaminhado para a sede da Guarda Ambiental
Uma moradora do bairro Novo Cavaleiros, em Macaé, encontrou esta semana um lagarto da espécie Teiú em sua residência. O réptil foi encaminhado para a sede da Guarda Ambiental, e depois solto em uma área de proteção ambiental.
Segundo a equipe da Guarda, a moradora sozinha capturou o lagarto e o colocou em uma caixa. Os agentes ambientais não recomendam esse tipo de atitude, o melhor é ligar e chamar a equipe, já que o animal pode trazer risco de vida ao ser recolhido sem os cuidados necessários. Além disso, o animal é considerado um animal agressivo.
Lagarto - O lagarto Teiú é dos maiores e mais pesados do Brasil, pode pesar até 5 Kg e medir dois metros. Eles estão entre os répteis mais exploradas comercialmente no mundo. Também são caçados para consumo humano, principalmente na Argentina, Paraguai e Bolívia.Alimentam-se de ovos, frutos, carniça, folhas verdes, insetos, pequenas aves, lagartos e roedores. Os ovos são chocados em formigueiros e cupinzeiros, aproveitando seu calor. Vive em regiões florestadas, campos de vegetação alta e campos cultivados, mas também é visto em áreas urbanas. Esse tipo de animal pode ser encontrado desde o norte da Amazonas até o sul da Argentina.
O munícipe que queira ligar para a Guarda Ambiental para fazer uma denúncia ou a captura de algum animal, pode ligar para o telefone (22) 99701-9770.