Políticas para Mulheres e Centro de Cidadania LGBT realizam capacitação para servidores municipais

28/06/2024 17:28:00 - Jornalista: Cris Rosa

Foto: Ana Chaffin / Maurício Porão

As ações celebram o Dia Internacional do Orgulho LGBTI+ nesta sexta-feira

Como parte da programação da Semana em Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+, a Secretaria de Políticas para as Mulheres promoveu capacitação para servidores municipais, na última quinta-feira (27), na sede da pasta, em parceria com outros órgãos municipais e o Centro de Cidadania LGBTI da Baixada Litorânea I e II.

A atividade aconteceu em dois turnos e contou com a participação de representantes de diversos órgãos, como Guarda Municipal, Conselho Tutelar, secretaria municipal de Saúde, secretaria municipal de Educação, Cemaia, entre outros.

A formação teve como tema “Abordagem, atendimento e garantia de direitos” e foi realizada pelo advogado Willysson Barboza e o Assistente Social Diogo Marialva, do Centro de Cidadania. Durante a palestra foram abordados o contexto histórico do movimento LGBT, diretrizes nacionais, legislação, nomenclaturas.

“A burocracia no serviço público nunca está acima dos direitos das pessoas. Não podemos justificar LGBTIfobia por limites burocráticos. O nosso intuito é mostrar que existem resoluções próprias que delimitam o caminho para o profissional seguir quando no atendimento a uma pessoa LGBTQIA+”, destacou o advogado.

O evento também teve espaço para perguntas e dúvidas dos servidores. O objetivo é promover um atendimento inclusivo, seguro e acolhedor à comunidade LGBTQIA+.

“Platão já nos mostrava que a sexualidade humana não se apresentava só como masculina e feminina, era diversa. A história do movimento LGBT no Brasil é um grito de indignação por tantos sonhos interrompidos. Temos o direito de viver a nossa sexualidade sem sermos discriminados e sem risco à nossa vida”, afirma o assistente social Diogo Marialva.

As atividades da Semana em Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ tiveram início na última terça-feira (25), com roda de conversa sobre saúde e encerraram nesta sexta-feira com panfletagem na Cidade Universitária durante a manhã e à tarde.

“Preparamos uma programação que representasse todos os nossos esforços em estar cada vez mais próximos da comunidade LGBTQIA+, além de cumprirmos o nosso papel institucional de promover a inclusão, o respeito às diferenças e a quebra de preconceitos. Sempre é possível aprender um pouco mais, disseminar a informação e melhorar a qualidade do nosso trabalho”, ressalta a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio.