Programa Qualifica Mulher celebra primeiras formandas
Foto: Ana Chaffin
Cerca de 120 mulheres concluíram os cursos em parceria com o SENAI Macaé.
Uma noite de celebração e empoderamento feminino. Assim foi a formatura das primeiras turmas do programa Qualifica Mulher, realizado pela Prefeitura de Macaé na última sexta-feira, através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, por meio de contratação da instituição Firjan/SENAI. O evento foi realizado no salão nobre da Câmara Municipal de Macaé e contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, da vereadora Izabella Vicente e representantes de empresas offshore.
Ao todo, cerca de 120 mulheres concluíram os cursos de Assistente de Controle de Qualidade, Pintura Industrial Rolo e Trincha, Caldeireiro Montador, Soldador de Aço Carbono, Fotografia Digital com Smartphone e Criação de Vídeos para Redes Sociais. Durante os cursos, as alunas tiveram acesso a conteúdos práticos e teóricos, além da integração de competências profissionais. As aulas foram realizadas no SENAI Macaé.
A formatura das turmas foi um momento de celebração, não só pelos conhecimentos adquiridos, mas também pela transformação que cada uma das participantes experimentou. Para muitas, a conclusão do curso representou mais do que um certificado, mas a conquista de um novo horizonte de possibilidades.
"Sempre desejei fazer um curso de fotografia e realizar meu sonho de entrar no mercado de trabalho, mas nunca havia tido a oportunidade. Hoje enxergo o mundo de uma forma diferente. Me apaixonei ainda mais pela arte de fotografar e comecei a ver brilhos nas coisas. Com certeza existe uma Carol antes e depois do programa Qualifica Mulher", afirmou Carolina Prado, uma das formandas do curso de Fotografia Digital com Smartphone.
O programa Qualifica Mulher foi idealizado para oferecer formação profissional gratuita em diversas áreas do mercado de trabalho, além de incentivar o empreendedorismo feminino. A proposta é criar oportunidades para que as participantes não apenas ingressem no nas atividades, mas também se tornem protagonistas de suas próprias histórias, garantindo maior autonomia e independência financeira.
Além disso, o programa é um reflexo da importância das políticas públicas voltadas para a igualdade de gênero e o fortalecimento do papel da mulher na sociedade. Com o aumento da participação feminina no mercado de trabalho e o incentivo ao empreendedorismo, o Qualifica Mulher se posiciona como um aliado fundamental na luta por igualdade de oportunidades.
A secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, relembrou o processo de construção do programa e destacou a importância da criação de políticas públicas baseadas em estatísticas:
“Olhando esse espaço cheio de mulheres, vemos o quanto é fundamental saber para onde direcionar os nossos esforços. Celebrar nesta noite o resultado de um trabalho que foi tão difícil, levando mulheres ao mercado de trabalho, e poder ver empresas parceiras presentes, é o sinal de que vai dar muito certo. Estamos abrindo portas e cabe a todas as formandas agarrar essa oportunidade”, avaliou.
O prefeito Welberth Rezende falou sobre as perspectivas para o futuro do município.
“Para 2025, a nossa perspectiva é de um saldo de 50% a mais de vagas em comparação a este ano. Vamos precisar de muitas pessoas qualificadas para trabalhar. Estamos dando a oportunidade, buscando o mercado e muito felizes em ver cada uma dessas mulheres investindo em si e trilhando o caminho certo. Poder ver o brilho no olhar de vocês é muito gratificante”, finalizou o prefeito.