Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda


Turismo Macaé


O município de Macaé, localizado no Estado do Rio de Janeiro, na região turística da Costa do Sol, recebe - semanalmente - milhares de pessoas motivadas pelo turismo de negócios, segmento já consolidado na cidade.

Mas, com o passar do tempo, o turismo de lazer também ganhou espaço como alternativa econômica. Distrito da serra macaense já firmado neste setor, o Sana é conhecido pelas suas cachoeiras e trilhas e atrai pessoas de diversas localidades que buscam a prática do ecoturismo e turismo de aventura.

O Rio Macaé, que corta o município, também é palco de esportes radicais, como o rafting, que é operacionalizado por receptivos locais.

Macaé possui a segunda maior rede hoteleira do estado, com representação de diversas bandeiras internacionais. Além disso, possui polo gastronômico, sendo pioneiro do interior do estado na sua constituição. Uma vantagem é estar entre a serra e o mar.

Pela terceira vez consecutiva, Macaé é conceito A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado pelo Ministério do Turismo. Sete cidades do Estado do Rio de Janeiro atingiram a nota máxima, sendo três da região Costa do Sol. O instrumento identifica que o município obteve 486.356 visitantes de turismo doméstico e 15.241 de turismo internacional, com 60 estabelecimentos cadastrados, além da geração de 1.275 empregos no setor e arrecadação de aproximadamente R$ 8 milhões de impostos federais.

lnfraestrutura Hoteleira

Em relação aos meios de hospedagem, com o turismo voltado para o segmento de negócios, contabilizam-se 4.200 unidades habitacionais (UHs) e 10.000 leitos, em média, que vão de pequenas pousadas a grandes hotéis de redes internacionais. Além dos meios de hospedagem da área urbana, há muitas pousadas na região serrana, que se concentram principalmente no distrito do Sana. São pousadas simples, confortáveis e aconchegantes que oferecem hospedagem para quem busca um contato mais próximo com a natureza e para quem deseja fugir do ritmo acelerado das grandes cidades.

Lazer

Macaé é conhecida como cidade de negócios, mas também tem muito lazer a oferecer. Aproveite o tempo livre para conhecer um pouco melhor e se apaixonar pela cidade. O município possui opções como: áreas preservadas no litoral e na serra, nas quais é possível praticar ecoturismo e turismo de aventura, com atividades como trekking e rafting; um litoral com belas praias para quem curte um banho de mar, caminhadas na orla ou gosta de praticar esportes; a Lagoa de lmboassica com o pôr do sol mais belo do município, além de lindas paisagens e passeios de pedalinho; uma gastronomia diversificada com polo gastronômico, além de visita aos patrimônios.

Ecoturismo e Aventura

As áreas naturais preservadas, no litoral ou na serra, oferecem um ambiente perfeito para prática de ecoturismo e aventura. Muitas opções para quem busca contato com a natureza, caminhadas, banhos de cachoeira e atividades de aventura.

Sana - Área de Proteção Ambiental

O distrito do Sana foi transformado em área de Proteção Ambiental em 2002 e é o mais visitado da serra macaense. Possui uma variedade de atrativos naturais como cachoeiras e trilhas. Dentre as cachoeiras, a mais visitada é a do Escorrega que possui fácil acesso. Outra atração é o Pico do Peito do Pombo, uma formação rochosa que pode ser vista de diversos pontos. Possui esse nome porque dependendo do ponto vista se assemelha a figura. Para se chegar, são cerca de seis horas de caminhada em ritmo médio, que deve ser feita com a ajuda de guias locais.

Rafting

Os rios de Macaé são importantes atrativos naturais, especialmente na região serrana, apresentando trechos calmos e outros repletos de corredeiras, onde é possível a prática do Rafting e da Canoagem.

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba

Segundo o ICMBio, o PARNA Restinga de Jurubatiba possui um valor ecoIógico diferenciado e é considerado como laboratório na natureza, protege suas restingas e lagoas costeiras, os quais são delicados ecossistemas, associados ao Bioma Mata Atlântica, onde sobrevivem diversas espécies da fauna e flora brasileiras, sendo muitas dessas ameaçadas de extinção. É possível fazer caminhadas em trilhas, passeios de barco, praticar stand up paddle, andar de caiaques, etc.

Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia, foi criado em 1995 e está localizado a 27 quilômetros do Centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada. É uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro. O Parque fica na área da antiga Fazenda Atalaia, e foi usado como o primeiro manancial de abastecimento da cidade com água potável. É possível praticar caminhadas, visitar o centro de visitantes e conhecer algumas espécies de fauna e flora que habitam o Parque.

Arquipélago de Sant'Ana - Área de Proteção Ambiental

O Arquipélago de Sant´Anna e uma Área de Proteção Ambiental e por isso, possui uma série de diretrizes para usufruto deste importante santuário ecológico, formado pela llha de Sant'Anna, llha do Francês e llhote Sul, distante 8 km da costa, no lado oeste do litoral macaense. A IIha do Francês é a mais acessível, porque tem uma enseada, que forma uma praia mansa, onde o banho é um convite ao lazer e o mergulho submarino é praticado intensamente nas suas inúmeras lajes.

Praias e Lagoa

O litoral macaense tem belas praias para quem curte um banho de mar, caminhadas na orla ou gosta de praticar esportes. A Lagoa de lmboassica é mais uma opção de lazer. Em todos os casos, lindas paisagens.

Lagoa de lmboassica


Limite natural entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras, a Lagoa de lmboassica fica a 11,5 km do Centro da cidade. Apesar de tranquila, oferece bons ventos para a prática de kitesurf e de outros esportes náuticos. A Lagoa está ao lado da Praia do Pecado, com a quaI divide a orla urbanizada, que tem ciclovia e quiosques. O pôr do sol na Lagoa de lmboassica é um clássico de Macaé. É possível desfrutar do pedalinho que funciona nos sábados e domingos de 9 às 18h.

Praia dos Cavaleiros

A Praia dos Cavaleiros é um dos lugares mais badalados da cidade, reunindo alguns dos principais bares e restaurantes. A variedade gastronômica e a orla atraem moradores e turistas. Suas areias são frequentadas por banhistas e praticantes dos mais diversos esportes, como: bodyboard, vôlei de praia, futevôIei entre outros. Também é utilizada para a pesca em suas lajes e costões.

Praia do Pecado


A Praia do Pecado é a preferida dos praticantes de bodyboard. Em sua orla há ciclovia e quiosques, frequentados tanto por moradores quanto por visitantes. E contém a bela Lagoa de lmboassica, outra atração da cidade.

Praia Campista

A Praia Campista tem mar aberto e agitado, sendo muito utilizada para a pesca. É muito frequentada pelos praticantes de kitesurf e, ao longo de suas areias e calçadão, observam-se muitos praticantes de corrida, caminhada, ciclismo, entre outros esportes. Fica ao lado da Praia dos Cavaleiros.

Praia de lmbetiba

Nas décadas de 1970 e 1980, a Praia de lmbetiba era o point da juventude macaense e hoje abriga o terminal marítimo da Petrobras. Passou por uma recente reforma em sua orla, onde é possível praticar caminhadas, andar de bicicleta em ciclofaixa, contemplar o visual da orla e o pessoal da melhor idade pode fazer ginástica de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 14h às 18h.

Gastronomia

Diversidade gastronômica – é isso que o visitante encontra em Macaé. Nos vários restaurantes da cidade, simples ou sofisticados, é possível encontrar opções para todos os gostos, da cozinha brasileira e internacional. O Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros vem se destacando ao longo dos anos, sendo uma referência na região.

Solar dos Mellos

O Solar dos Mellos é um chalé construído pelo Coronel Bento de Araújo Pinheiro no ano de 1891. Sua arquitetura é uma mistura do estilo romântico e gótico. Em 1911, foi comprado pelo jornalista e comerciante Cezar Mello para ser a sua residência. Atualmente, abriga o Museu da Cidade de Macaé.

Forte Marechal Hermes


Originalmente Forte Santo Antonio do Monte, instalado no início do século XVII, para a proteção do Porto de Macaé. A Bateria Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca foi a primeira construída por ordem do próprio Marechal e inaugurada no dia 15 de abril de 1910.

lgreja de Sant'Anna

A lgreja de Sant'Anna, segundo uma antiga lenda, tem sua porta principal voltada para oeste, para impedir que a santa, de mesmo nome, fuja do altar. Após ter sumido e voltado a aparecer por diversas vezes, a santa original sumiu na década de 90 e nunca mais foi encontrada. Prédio com construção datada de 1630 localiza-se numa elevação de onde se pode vislumbrar toda a cidade.

Sociedade Musical Nova Aurora

Em 25 de Agosto de 1889, foi lançada a pedra fundamental da sede da Sociedade Particular Nova Aurora. A azul e branco de Macaé foi fundada em 8 de junho de 1873 e a ela estiveram associadas personalidades da História macaense como Benedito Lacerda, Luiz Reid, Bento Costa Junior, Álvaro Bastos, e Agenor Caldas. Passados 110 anos, o prédio da Nova Aurora foi restaurado.

Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores

Em 25 de dezembro de 1882, foi fundada a Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. O prédio foi inaugurado em 22 de maio de 1887 na Rua do Sacramento. Desta forma, nasceu uma das mais tradicionais instituições culturais do município de Macaé, despertando paixões e arrebanhando fiéis seguidores, como o poeta Álvaro Bastos.

Mercado de Peixes

lnaugurado em 1914, recebeu, em 1926, as primeiras bancas. Recentemente foi reconstruído com novas instalações.

Câmara Municipal de Macaé (Palácio Legislativo)

O prédio foi construído em 1838, para servir de residência ao português Francisco Domingues Araújo, pai do Visconde de Araujo. A casa chegou a acolher D. Pedro 11, no ano de 1847 em sua visita a Macaé. Em 1906, o prédio foi finalmente adquirido pela Câmara Municipal. Após a última reforma, em 1995, o prédio sofreu acréscimos e adaptações.