Cãozinho preso em talude é resgatado com vida no Jardim Pinheiro

17/08/2022 14:58:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Subsecretaria Proteção Animal

Operação durou duas horas e o animal foi retirado com vida

Um cãozinho de aproximadamente 45 a 60 dias de vida foi resgatado com êxito em um local de difícil acesso, preso na vegetação de um talude rochoso, no bairro Jardim Pinheiro, na manhã desta quarta-feira (17). O animal foi salvo graças ao trabalho integrado das equipes da Subsecretaria Municipal de Proteção Animal, Coordenação de Fauna da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (Semaspa), apoio e suporte do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM/RJ).

Para resgatar o animal com segurança, eles tiveram de montar uma operação para subirem até o topo do talude, que tem aproximadamente 25 metros, usando materiais de salvamento em altura. Foi necessário fazer uma trilha e utilizar rapel para chegarem até onde o animal se encontrava sem condição de sair por conta própria.

Foram duas horas de operação e contou com 10 homens no atendimento. O subsecretário de Proteção Animal, Luan Campos, e o coordenador de Fauna da Semaspa, Fernando Barreto, participaram de toda a ação. Campos informou que o filhote foi levado com segurança, passa por avaliação clínico-veterinária para saber o seu real estado de saúde e, em seguida, será encaminhado para adoção responsável. O cãozinho tem cor mestiça e é Sem Raça Definida (SRD).

A Secretaria de Ambiente recebeu o chamado na manhã desta quarta e, imediatamente, acionou a Subsecretaria de Proteção Animal e a Coordenação de Fauna, que trabalham de forma integrada, e também tomaram as medidas rapidamente acionando o Corpo de Bombeiros.

Sempre que souber de situações adversas envolvendo animais, a população pode contribuir acionando a Subsecretaria de Proteção Animal. Os chamados devem ser enviados para o e-mail: protecaoanimal@macae.rj.gov.br. O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Fotos Relacionadas