Macaé ganha dois novos pontos de coleta de óleo vegetal usado
Foto: Maurício Porão
Agora, o município conta com 12 pontos para recolhimento
Mais dois pontos de coleta de óleo vegetal usado foram instalados em Macaé nesta terça-feira (20), dentro do programa Recicle seu Óleo. Os locais escolhidos foram o Restaurante Popular da Aroeira e a sede da Associação de Moradores do Parque Aeroporto. Agora, o município conta com 12 pontos para recolhimento, e também, com participação e apoio da população que aderiu ao programa e arrecadou, durante este ano de 2016, 8.574 litros de óleo.
O programa, responsabilidade da Secretaria de Ambiente, existe desde 2013, mas foi em 2014 que os pontos de coleta começaram a ser realocados no município. O secretário da pasta, Gerson Martins, informou que o trabalho teve início com um processo educacional.
- Dessa forma foi possível fomentar as ideias de como o óleo usado deve ser descartado. A quantidade de óleo usado é gritante. E se esse óleo for descartado diretamente na água, por exemplo, causa um grande problema ambiental. A secretaria continua sendo solicitada, inclusive, para fornecer curso técnico nesse sentido - explicou o secretário.
A analista ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade, Gestão das Águas & Território da secretaria, Gabriela Certório, explica que os novos coletores de óleo têm capacidade de cerca de 300 litros. "As pessoas devem fazer o descarte da forma correta, utilizando garrafas pets. Costumamos colocar coletores em centros administrativos da prefeitura. O restaurante da Aroeira foi escolhido por ser um local com muito fluxo de passagem. O ideal é conseguirmos um ponto para cada bairro, o que ainda não é possível. Estamos trabalhando para isso. E no próximo ano pretendemos ampliar a campanha e, pelo menos, alcançar os bairros mais populosos", afirmou Gabriela.
O coordenador do setor de Biodiversidade, Gestão das Águas e Território da Sema, Sávio Magaldi, ressaltou que a campanha tem sido muito positiva e as pessoas têm se conscientizado sobre a importância de se reciclar o óleo. "A implantação do ponto de coleta na Associação de Moradores do Aeroporto foi um pedido dos moradores, do comércio local. Isso mostra que a população já está sensível ao descarte adequado e aderiu à campanha. Onde passamos, as pessoas comentam sobre a campanha de coleta e reciclagem de óleo", explicou Sávio.
Coleta - Além dos novos pontos de coleta na Aroeira e Parque Aeroporto, ainda existem mais dez: em frente ao posto 2, próximo ao Espaço de Convivência, no Cavaleiros; no distrito do Sana; na Secretaria de Ambiente (Avenida Rui Barbosa, 1.725, Alto dos Cajueiros); Colégio Luiz Reid (Centro) e Base Operacional na Lagoa de Imboassica (bairro Morada das Garças), Macaé Facilita, na Barra, Macaé Facilita Córrego do Ouro, Mercado de Peixe, entrada principal do Mirante da Lagoa e no W5, no Lagomar.
Para fazer o recolhimento do óleo é fácil. Após o uso, basta deixar esfriar. Logo após, basta coar o óleo e colocar em uma garrafa pet. Em seguida, é só ir a algum dos pontos de coleta.