Recomposição garante proteção da restinga no litoral de Macaé

10/08/2022 14:38:00 - Jornalista: Márcio Siqueira

Foto: João Barreto

Várias espécies foram plantadas na Praia Campista

A recomposição de plantas nativas da vegetação costeira de Macaé assegura a proteção da área de restinga situada nas Praias Campista e dos Cavaleiros. A intervenção, realizada pela prefeitura nesta semana, segue estudos técnicos e conta com a supervisão de especialistas que estudam a evolução do ecossistema do município.

Nesta quarta-feira (10), espécies como guriri, bromélia da praia, cartucheira e cactos foram plantadas pela equipe da Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal no trecho da Praia Campista. As mudas foram preparadas pela própria equipe da prefeitura e também por pesquisadores do Instituto Federal Fluminense (IFF) de Cabo Frio, Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e Projeto PELD (Pesquisa Ecológica de Longa Duração).


“Seguimos estudos técnicos e a colaboração de pesquisadores para realizar essa recomposição da vegetação da restinga costeira. O trabalho ocorre após a remoção de plantas invasoras que colocam em risco a proteção das espécies nativas que ajudam a conter o avanço das ondas sobre o litoral. É uma ação necessária que segue também legislações ambientais”, explica o Secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, José Vasconcelos de Luna Junior.


A recomposição da vegetação nativa ocorre em pontos da orla da Praia Campista onde a equipe do Ambiente, com o auxílio da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, já realizou a supressão de espécies consideradas invasoras, medida necessária para garantir a recuperação das espécies de restinga que promovem a proteção natural do litoral diante do avanço das ondas em período de ressaca.

De acordo com o professor da UFRJ e especialista em biologia, Rodrigo Lemes, a intervenção é necessária para garantir.


“Esta é uma ação importante na área. A vegetação segura os grãos de areia trazidos pelo vento, formando as dunas frontais que impedem o avanço da maré em direção a orla. As mudas plantadas nesta recomposição são típicas deste ambiente e protegidas por legislação. Este passo dado pela prefeitura é inovador, legal e positivo, permitindo também que novos estudos sejam realizados nesta região”, destacou o professor.



Espécies invasoras

O programa de recomposição da vegetação nativa do litoral macaense, realizado pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, segue também novas ações de supressão de espécies invasoras, cuja presença na área de restinga causa o desequilíbrio do ecossistema típico dessa área da cidade.

As equipes do Ambiente e dos Serviços Públicos coordenaram a ação de remoção de plantas yucca, considerada como exótica, presentes entre a vegetação nativa da restinga da Praia Campista. Durante a intervenção, as equipes identificaram exemplares de aroeira e cactos “sufocados” pelas espécies invasoras.


“Identificamos também castanheiras que estão na lista de espécies invasoras e destroem a vegetação de restinga, como a aroeira que não consegue se desenvolver na forma adequada para construir com a formação das dunas frontais que protegem o litoral contra a maré. Por isso essa ação é importante, assim como a recomposição”, explicou o professor Rodrigo.


Ao longo das próximas semanas, a equipe do Ambiente realizará o plantio de mudas nativas, dentro do programa de recuperação da restinga do litoral.


“A população também deve colaborar, não descartando resíduos nessas áreas, e também não pisando nas mudas. A contribuição de todos é fundamental para garantir a proteção do ecossistema”, afirmou o Secretário Adjunto de Serviços Públicos, Rodrigo Silva.


Fotos Relacionadas