A Prefeitura de Macaé conta com uma rede de assistência em saúde mental composta por Centros de Assistência Psicossocial (Caps), Núcleo de Saúde de Mental, ambulatório de psiquiatria e acolhimento com psicólogos 24 horas, no Pronto Socorro do bairro Aeroporto. Os atendimentos do Programa Municipal de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, são todos de demanda espontânea. A população pode buscar nas unidades sem a necessidade de encaminhamento. Nos casos de tentativas e/ou ideação suicida, a orientação é direcionar a pessoa para a unidade de saúde mais próxima de sua casa, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) para um pronto acolhimento e também para acompanhamento no território. Para um pronto acolhimento e atendimento a população ainda com unidades de saúde mental: - Núcleo de Saúde Mental, localizado na Rua João Soares Pereira, 89, rua sem saída e próxima ao Posto TIC-TAC ou pelo telefone ( 22) 99213-4987 - Na região serrana o atendimento é itinerante e funciona nas unidades de atenção básica. - O Caps Betinho, funciona na Rua Tenente Jacinto Vieira dos Santos, 58, Imbetiba ou pelo telefone (22) 99103-4338 Já no caso de atendimento de crianças e adolescentes com quadro de transtornos mentais, o atendimento é realizado no Capsi, localizado na Rua da Igualdade, 71, no Centro. Os atendimentos de urgência e emergência acontecem no Pronto Socorro Aeroporto, onde funciona o ambulatório de psiquiatria. No Pronto Socorro Aeroporto também é ofertado acolhimento com psicólogos 24 horas de segunda a segunda. Para tirar outras dúvidas, as pessoas também podem fazer contato com o telefone da Gerência de Saúde Mental (22) 99105-4223.
Secretaria Municipal de Saúde
Coordenações das Unidades subordinadas à Gerência de Saúde Mental da Secretaria Adjunta de Atenção Básica.
Pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, tendo como eixo central a construção do Projeto Terapêutico Singular.
Os interessados podem procurar atendimento diretamente nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, nos endereços listados abaixo.
• Documento com foto;
• CPF;
• Cartão do SUS;
• Encaminhamento médico; e
• Comprovante de Residência de Macaé.
Pacientes menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal.
1º - O paciente comparece a um dos dispositivos;
2º - A equipe efetua o pronto acolhimento e identifica a demanda da pessoa;
3º - A recepcionista efetua o agendamento e informa o dia e horário da consulta ao paciente;
4º - O paciente retorna à Unidade para atendimento com a equipe multiprofissional.
Atendimento direto no Dispositivo mediante ao comparecimento ao dispositivo, por demanda referenciada ou espontânea.
Gratuito
O tempo estimado para atendimento dar-se-a mediante à gravidade do sofrimento psíquico da pessoa acolhida e da demanda de cada Dispositivo.
Sendo de aproximadamento de 30 a 60 dias.
Secretaria Municipal de Saúde
Última atualização: 16/09/2024 14:17:45
Gerar PDF para Impressão