Walking Tour lança itinerário inédito na próxima semana
Desta vez, os participantes vão conhecer a história das sociedades musicais centenárias ‘Nova Aurora’ e ‘Lyra dos Conspiradores’
Na próxima semana, o projeto Walking Tour Macaé ganhará um itinerário inédito. Pela primeira vez, os participantes vão conhecer a história das sociedades musicais centenárias ‘Nova Aurora’ e ‘Lyra dos Conspiradores’. A estreia do novo roteiro será na sexta-feira que vem, dia 18, às 14h30. Os interessados em conhecerem curiosidades sobre as entidades terão ainda outra chance: no dia 25, às 9h30.
Segundo a guia de turismo Paloma Rosa, responsável pelo passeio, a ideia é apresentar dois roteiros diferentes por mês para ampliar as opções de participação. Ela ressalta que a caminhada tem início na sede da Nova Aurora, seguindo pelo Calçadão da Avenida Rui Barbosa, passando pelo Centro Cultural (Teatro Municipal e Galeria Hamburgo Olive), seguindo para a Lyra dos Conspiradores.
“O objetivo da visita é falar um pouquinho de como elas foram criadas e se desenvolveram ao longo dos séculos. De como as bandas eram presentes na sociedade. Elas eram a principal forma de expressão musical em nossa região, especialmente antes da popularização do rádio. As sociedades musicais eram a representatividade da música na nossa região. E existia uma rivalidade entre as duas”, conta Paloma, lembrando que o deslocamento vai durar cerca de uma hora e meia.
O passeio cultural é gratuito, sujeito apenas à limitação das vagas, com inscrição feita pelo e-mail: macaewt@gmail.com. Quem tiver interesse, poderá enviar o nome completo de todos os interessados e informar a data escolhida. A sugestão é que os participantes utilizem calçados fechados, levem água e proteção para o sol. Em caso de chuva o passeio é cancelado.
História
Com 152 anos de fundação (08/06/1873), a Sociedade Musical Nova Aurora possui uma orquestra, ainda em atividade, e uma escola de música, com o objetivo não apenas de musicalização, mas também, de realizar um trabalho de inclusão social e terapia ocupacional através da arte. Ela está entre os grupos musicais voluntários que mais se destacam pelo nível artístico do interior do Estado do Rio de Janeiro.
Já a Banda Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores, fundada em 25 de dezembro de 1882, possui 142 anos de história, que ainda se perpetua por meio de suas apresentações. A Lyra, que também é referência cultural no Estado, marcou a história do município conspirando contra a escravização de pessoas negras, por isso recebeu esse nome.