Fábrica de Farinha fomenta negócio sustentável

12/11/2021 11:15:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Divulgação Secretaria de Agroeconomia

Utilização do espaço por agricultores pode ser agendado pelo telefone: 2772-4390

Com o objetivo de fomentar e incentivar a economia rural local e explorar uma nova oportunidade de negócio sustentável, a Fábrica de Farinha, que tem capacidade diária de produção de 550kg, abrange toda a cidade e a área rural do município. A unidade é mantida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Agroeconomia.

De acordo com o Secretário de Agroeconomia, Dudu Jardim, o município atua nas políticas públicas para beneficiar produtores rurais da Agricultura Familiar. A Fábrica funciona conforme solicitação dos produtores e com apoio logístico da prefeitura, que investe na recuperação de maquinários - como tratores e retroescavadeiras -, infraestrutura, logística e o apoio técnico de servidores da pasta que contribuem para que agricultores do município tenham melhores condições de produção.

"Nesta semana, produtores do assentamento Osvaldo de Oliveira, localizado em Córrego do Ouro, produziram 2 mil kg de farinha de mandioca, uma das principais produções do assentamento. A proposta é que não só a farinha, mas como toda a cadeia alimentar do agronegócio seja sustentável", destacou o secretário.

A farinha de mandioca produzida na unidade é integral, sendo um subproduto do aipim, raiz rica em carboidrato com capacidade principal de fornecer energia.

A fábrica fica localizada em Serra da Cruz, próximo à Trapiche, e qualquer agricultor que queira beneficiar sua produção de aipim pode agendar através da Secretaria de Agroeconomia, pelo telefone: (22) 2772-4390.