Procon Macaé notifica sobre venda de pomadas proibidas pela Anvisa

10/02/2023 16:07:00 - Jornalista: Joice Trindade

Consumidores podem denunciar os estabelecimentos comerciais

Em razão do grande número de pessoas hospitalizadas e apresentando reações oftalmológicas e dermatológicas após o uso de pomadas para trançar cabelos, o Procon Macaé está notificando os estabelecimentos comerciais para que suspendam as vendas, de acordo com a Resolução 475-RE da ANVISA, publicada nesta sexta-feira (10), na qual a mesma proibiu a comercialização de todas as marcas de pomadas para modelar, trançar ou fixar os cabelos no Brasil de forma preventiva.

O Procon -Macaé orienta também os consumidores a denunciarem os estabelecimentos que continuam a comercializar os referidos produtos. O objetivo é que os locais prestem esclarecimentos. Vale lembrar que independente da notificação do órgão, os estabelecimentos já devem proceder o recolhimento deste produto e aguardar a liberação da ANVISA para voltar a comercialização do mesmo.

A ANVISA já vinha proibindo a comercialização de algumas marcas no mercado, mas após registrar casos de cegueira supostamente causados por opções do produto. Agora, estendeu a medida para qualquer fabricante. A interdição do produto é uma medida cautelar que visa proteger a saúde da população em caso de risco à saúde e que permanece vigente enquanto são realizados testes, provas, análises ou outras providências são requeridas para investigação mais aprofundada do caso.

Vale lembrar, que o Procon atende por meio do telefone (22) 2759-0801, e-mail: atendimento.procon@macae.rj.gov.br ou presencialmente, das 9h às 16h, na sede do órgão, que fica localizada no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).