Macaeprev conquista nota máxima no Índice de Situação Previdenciária
Essa avaliação coloca o Macaeprev como destaque no país
O Instituto de Previdência Social do Município de Macaé (Macaeprev), alcançou a nota máxima "A" no Índice de Situação Previdenciária (ISP), divulgada recentemente pelo Ministério da Previdência Social. Essa avaliação de 2024 coloca o Macaeprev como um dos grandes destaques no Brasil, reconhecido pela excelência na gestão e transparência de seus recursos.
O presidente do Macaeprev, Cláudio de Freitas Duarte, ficou muito contente pela nota, pois o instituto se destaca como referência nacional.
"É com grande satisfação que o Instituto de Previdência Social do Município de Macaé alcançou uma boa nota. O Índice de Situação Previdenciária (ISP) é um indicador utilizado para avaliar a saúde financeira e a eficiência das gestões dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos municípios e estados brasileiros. Ele analisa a sustentabilidade do sistema previdenciário, a transparência na gestão dos recursos e o equilíbrio atuarial dos fundos. A nota 'A' é a classificação máxima e demonstra que o ente está realizando uma gestão responsável e eficiente, garantindo a segurança financeira de seus beneficiários", detalhou.
Cláudio acrescentou ainda que a conquista é inédita para Macaé e ressalta que é muito importante para os servidores aposentados e pensionistas do município. “A nota máxima é um feito notável para o Macaeprev, destacando a competência da equipe envolvida, como a do Conselho Previdenciário, Conselho Fiscal, Comitê de Investimentos e todos os servidores do Macaeprev contribuíram para o sucesso alcançado. Graças a essa gestão sólida, o Macaeprev entrou para o seleto grupo dos 55 entes de todo o Brasil que obtiveram a classificação 'A' no ISP", pontuou.
Além disso, de acordo com Cláudio Duarte, entre os Institutos de grande porte de todo o Brasil, o Macaeprev figurou entre os 10 melhores classificados, reforçando a qualidade e a segurança do regime previdenciário de Macaé.
"A nota máxima do ISP traz mais confiança e transparência para todos os servidores municipais, aposentados e pensionistas de Macaé, pois evidencia que o Macaeprev está cuidando da previdência de forma eficaz e sustentável. Essa conquista é resultado de um esforço contínuo para garantir que os recursos do Instituto sejam administrados com responsabilidade, assegurando um futuro mais tranquilo para quem depende do sistema", destacou.
O presidente destacou ainda que dos 2138 entes com RPPS no Brasil, apenas 55 possuem a classificação "A" no ISP. Entre os Institutos de Grande Porte, o Macaeprev é um dos 10 melhores classificados no Brasil.
"A nossa gestão à frente do Macaeprev segue firme, desde 2021, sob a liderança com o apoio do prefeito Welberth Rezende, garantindo a segurança financeira e a transparência para todos os envolvidos no sistema previdenciário de Macaé. Essa é mais uma conquista importante para todos os servidores, aposentados e pensionistas de Macaé, reafirmando o compromisso com uma gestão previdenciária de excelência", concluiu.