Há 20 anos Macaé implantou o Centro de Referência ao Diabético
Instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização das Nações Unidas (ONU), o 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. A Secretaria de Saúde de Macaé vê a data como uma oportunidade para conscientizar a população sobre como melhorar a prevenção, diagnóstico e cuidados, além de informar sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.
Neste ano, o Dia Mundial do Diabetes tem como tema “Diabetes e Bem-estar”, que enfatiza a importância da colaboração mundial para combater essa condição que afeta milhões de pessoas. A campanha foca no bem-estar físico, social e mental, ressaltando a necessidade de uma alimentação saudável, atividade física regular, cuidados adequados e o cuidado com a saúde mental, já que viver com uma condição crônica pode gerar estresse e ansiedade.
Em Macaé, o Centro de Referência ao Diabético também comemora 20 anos de implantação. A unidade oferece acesso ao tratamento e informação de qualidade em saúde, tendo o usuário como centro do serviço oferecido. “Vamos fazer neste dia uma abordagem com os usuários, tirando dúvidas e orientando sobre a doença e suas complicações”, disse a Coordenadora do Centro de Referência só Diabético, Enfermeira Dulce Mara Rodrigues.
A unidade conta com equipe composta por profissionais das áreas de Endocrinologia, Enfermagem, Nutrição, Assistência Social, Clínica Médica e Podologia.
Os diabéticos que possuem perfil para o programa são os Diabéticos tipo 1, Diabéticos tipo 2 insulinizados e Diabéticos com alterações já instaladas como polineuropatias, amputações, insuficiência renal, vasculopatias, dentre outras associadas ao diabetes.
Segundo Censo IBGE 2022, estima que cerca de 20 milhões de brasileiros convivam com o diabetes, e a IDF ( Federação Internacional de Diabetes) também estima que a prevalência no Brasil é de 10,5% da população sendo o 5? país em incidência de Diabetes no mundo.
Na 10ª edição do "Diabetes Atlas" IDF mostrou que em todo o mundo são 537 milhões de pessoas com a doença.
Diabetes - É uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas não é capaz de produzir insulina, a sua produção é insuficiente ou quando o corpo não é capaz de fazer bom uso da insulina que produz. Em alguns casos onde o paciente possui uma deficiência na produção de insulina pelas células do pâncreas responsáveis por este hormônio, é necessário o uso de insulina como tratamento.
De acordo com a Coordenadora do Centro de Referência só Diabético, Enfermeira Dulce Mara Rodrigues, neste caso, alguns mitos sobre o tratamento causam dúvidas nos pacientes como se “O uso das injeções de insulina são dolorosas?”; “O uso de insulina elimina a necessidade de seguir uma dieta?”; “Insulina vicia?” ou até mesmo se a “Insulina leva a complicações e morte?”. Para essas e outras dúvidas clique neste link.
O Centro de Referência ao Diabético está localizado à Rua Velho Campos, 354, no Centro, o telefone é (22) 99224- 5948. Para ter acesso aos serviços, o usuário deverá comparecer à unidade com encaminhamento médico.