A conquista de uma vaga na faculdade pública não é tarefa fácil. O Pré-Vestibular Social de Macaé, da Secretaria Municipal de Educação, tem contribuído com os resultados de diversos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É o caso dos estudantes João Victor Batista Jucá Hühn, 19 anos, primeiro lugar de Odontologia da UFF/Nova Friburgo; Renan Vilar Brum, 18 anos, Arquitetura e Urbanismo do IFF/Campos; Thyago Badger Andrade dos Santos, 19 anos, Engenharia Mecânica da UFRJ e Engenharia Elétrica do IFF; e Ytauanne Vitória de Souza Araújo da Silva, 18 anos, Nutrição da UFRJ, além de 37 aprovações na Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
“O pré-vestibular foi um alívio muito grande para mim e minha família, pois não tínhamos dinheiro para conseguir pagar um particular. Foi um ano de dedicação, com matérias que eu tinha dificuldade e outras que dominava, mas não estavam frescas na mente. Quando recebi a notícia da minha vaga, confirmei que esse sonho é uma junção de vários fatores. Sempre tive uma vocação para a área da saúde, desde pequeno queria ajudar as pessoas de alguma forma. Minha meta é proporcionar uma qualidade de vida melhor pra minha família”, frisa João Victor.
A coordenadora do Pré-Vestibular Social, Ângela Rodrigues, destaca que o programa tem o objetivo de democratizar o acesso ao Ensino Superior como inclusão socioeconômica. “Ao longo do ano vamos acompanhando cada sonho, cada anseio trazido por cada um e seguimos juntos com a esperança que esse sonho se torne realidade. É gratificante demais fazer parte de cada história, de cada conquista”, afirma.
Renan revela que o pré-vestibular foi fundamental para conquistar a vaga pelo Enem e, também, do vestibular próprio do Instituto Federal Fluminense (IFF). “Comecei o pré-vestibular ano passado com a meta de iniciar a minha faculdade este ano. Foram muitos meses “perdendo” as minhas tardes, mas tudo isso foi para um bem maior. As aulas possibilitaram simulados do Enem e, ainda, ter uma experiência parecida com a do dia da prova”, acrescenta Renan.
Já Thyago conta que encontrou muito mais que um auxílio no pré-vestibular social da prefeitura. “A combinação entre os ótimos professores e sua maneira de instigar a interação com os alunos resultou em uma maior facilidade para o aprendizado de todos os que estavam presentes. Além disso, a acessibilidade do curso foi um ponto muito importante, já que grande parte dos alunos não tinha tanto tempo de sobra ou finanças para outros pré-vestibulares”, explica.
“Em 2021, entrei no Colégio de Aplicação (CAP) também oferecido pela rede municipal de forma integral, das 7h30 às 16h30. Foi uma escola que ajudou muito no meu desenvolvimento estudantil, principalmente na área de Redação. No meu 3° ano do Ensino Médio entrei no intensivo do pré-vestibular social à noite e isso me auxiliou para a etapa final do Enem, pois aprendi muito lá. A didática foi essencial para minha aprovação, principalmente quando eram realizadas questões e simulados”, revela Ytauanne.
Inscrições 2024 abertas
As inscrições online para matrícula no Pré-Vestibular Social de Macaé, Programa de acesso ao Ensino Superior, começaram nesta terça-feira (6). São 380 vagas, divididas entre os turnos manhã (120), tarde (120) e noite (140).
O cadastro pode ser feito até o dia 20 de fevereiro às 23h59min, em nosso site macae.rj.gov.br.
Poderão se inscrever somente candidatos que concluíram o Ensino Médio e os que estejam cursando a 3ª série do Ensino Médio em 2024. Candidatos que optarem por vaga no turno da noite, deverão obrigatoriamente apresentar, no ato da matrícula, declaração de que exercem atividades laborais, contendo o horário de entrada e saída do local de trabalho.
O edital está disponível aqui.