Foto: Juranir Badaró
Membros da Associação Macaense de Apoio aos Cegos já testaram o projeto
Já está no ar o Portal da Prefeitura (www.macae.rj.gov.br) com os requisitos de acessibilidade para deficientes visuais, cegos e pessoas daltônicas. Na tarde de quarta-feira (26), as informações sobre o município e sobre sua gestão, as notícias e os serviços do site passaram a estar disponíveis com mais eficiência e agilidade. As necessidades especiais estão sendo atendidas através de recursos como o alto contraste, a possibilidade de aumento das letras e ainda por meio da leitura de textos e de imagens utilizando-se o programa desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), DOSVOX.
O planejamento do projeto de aperfeiçoamento de acesso por meio do DOSVOX, que teve início em maio, com execução a partir de agosto, foi realizado pelas equipes de Tecnologia da Informação (TI), vinculada à Câmara Permanente de Gestão (CPG) - com o compromisso de adaptar os códigos do portal para leitura desse software, eliminando os obstáculos virtuais que tornavam confusas as informações armazenadas e de Mídias Digitais da Secretaria de Comunicação Social - responsável pelas informações disponibilizadas, como as descrições de fotos.
No dia 21 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, membros da Associação Macaense de Apoio aos Cegos (Amac) testaram o projeto e fizeram algumas indicações. A partir delas, as equipes buscaram otimizar seus trabalhos para atender às expectativas dos usuários, à Lei Federal de Acesso à Informação (12.527/2011) e ainda ao Decreto Municipal 198/2012, referente à implantação de transparência e acesso à informação. As melhorias de acessibilidade no sistema municipal também já foram testadas e certificadas pelo Programa de Governo Eletrônico Brasileiro (e-MAG), ferramenta do governo Federal.
Saiba mais sobre acessibilidade no portal da Prefeitura de Macaé.