Foto: Moisés Bruno
O Prefeito Welberth Rezende destacou a importância desse novo equipamento público para a cidade
Você tem dúvidas de como visitar as cachoeiras da Região Serrana de Macaé? Escalar o Peito do Pombo e o Pico do Frade também pode ficar mais acessível com as informações que serão fornecidas no Posto de Informações Turísticas (PIT), inaugurado nesta sexta-feira (29), durante as celebrações do aniversário de 209 anos de Macaé. O espaço é um dos elementos básicos para que todo o sistema turístico de um destino funcione. O objetivo é beneficiar macaenses e turistas de diversas partes do mundo que, antes, não sabiam o que fazer no município. Localizado na Orla da Praia dos Cavaleiros, a unidade funciona todos os dias da semana, das 9h às 17h. O prefeito Welberth Rezende destacou a importância desse novo equipamento público para a cidade.
O PIT é um local de referência para buscar informações, como, por exemplo: visitar os principais atrativos turísticos, saber como é o acesso e quem realiza o passeio, o que fazer, entre outros. O espaço vai contar com a distribuição de materiais promocionais, ou seja, folhetos, mapas de Macaé, e, também, materiais das empresas e prestadores de serviços devidamente credenciados.
"Eu curto Macaé, de fato. Eu gosto das nossas cachoeiras e até mesmo de escalar o Pico do Frade. Gosto da trilha do Peito do Pombo e de estar em conexão com a nossa natureza. Macaé é linda demais e todos precisam conhecer as belezas naturais da nossa cidade. O Posto de Informações Turísticas é fundamental para fomentar cada vez mais o turismo de lazer, pois já temos a maior rede hoteleira do estado, atrás somente da capital. Ainda aqui nos Cavaleiros, vamos inaugurar o Deck da Orla em até 15 dias e estamos estudando um espaço para realizar feirinha de artesanato, além de uma série de projetos não só aqui nos Cavaleiros, mas em toda cidade, como a Orla do Bar do Coco, na Barra, por exemplo. São cerca de 30 obras em andamento em todo o município. Nosso objetivo maior é promover o desenvolvimento de Macaé não só na área offshore, mas no turismo, nos grãos, no gado. Macaé se destaca em diversos setores e nós vamos promovê-los e, com isso, gerar empregos, cultura e lazer", pontuou Welberth.
O secretário ainda ressaltou que o espaço é voltado para servir ao público, incluindo as empresas e prestadores de serviços locais. "Em março deste ano foi lançado um edital de Chamamento Público para credenciar empresas e prestadores de serviços turísticos. A proposta é identificar os serviços, equipamentos e atrativos turísticos de Macaé, tendo como um dos principais objetivos a divulgação neste local. As empresas que desejarem se credenciar devem acessar o Portal da Prefeitura, preencher o formulário e enviar a documentação indicada no edital", explicou o secretário.
"O PIT vai preencher essa lacuna que antes havia e, principalmente, atender os nossos visitantes com hospitalidade e de forma precisa. No turismo, sabemos que a informação bem prestada pode ser um elemento chave para a impressão positiva que o turista terá de nosso município. Nosso objetivo é oferecer todas as informações para que os turistas possam desfrutar da melhor experiência possível em Macaé. Nesse espaço também realizaremos pesquisas que poderão subsidiar a definição de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em nosso município", destacou o secretário de Turismo, Leonardo Anderson.
Turismo lança edital para credenciamento do setor
"Macaé é reconhecida pelo Ministério de Turismo como categoria A. Ela faz parte de um grupo que só tem 57 municípios mais importantes do Brasil. Isso devido à sua infraestrutura, como hotéis, restaurantes, rodovias, entre outros", destacou Navega.