logo

Macaé +20 é tema de audiência pública na Câmara Municipal

11/12/2025 09:10:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Maurício Porão

A audiência pública foi realizada nesta quarta-feira (10)

A audiência pública do Projeto Macaé +20 aconteceu na Câmara de Vereadores, na noite desta quarta-feira (10). O encontro, realizado no plenário e promovido pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim) da Prefeitura de Macaé, apresentou à população as propostas que irão orientar o desenvolvimento do município pelas próximas duas décadas. Acesse o formulário de sugestões online para contribuir com o projeto.

A audiência contou com a presença de secretários municipais e executivos, outros membros da administração pública municipal, representantes de universidades e integrantes da sociedade civil organizada, e foi conduzida pelos vereadores Mayara Rezende e Marvel Maillet.

Os principais objetivos do Projeto Macaé +20 são tornar a gestão municipal mais eficiente e orientada para resultados; construir uma visão de futuro para Macaé em horizonte de longo prazo; criar estratégias de governo, com o setor produtivo, sociedade civil e academia; participação social em editais, cadernos de trabalho e consultas públicas; e alinhar o planejamento municipal aos princípios da Agenda 2030 e aos objetivos do Desenvolvimento Sustentável.


"Esse projeto não vem do nada, é um trabalho de muitas e muitas reuniões, horas e horas de trabalho durante dois anos e meio. Foram somados muitos conhecimentos técnicos que a nossa cidade tem, incluindo nossos grandes servidores, em um projeto que trouxesse sustentabilidade e crescimento para o município", ressaltou o Secretário Municipal de Planejamento e Gestão, Wagner Motta.



Durante a audiência, o gerente do Egim, Romulo Campos, destacou a importância da participação popular no processo.


"A contribuição da população é essencial para esse trabalho que vem sendo construído há dois anos e meio pelo grupo técnico da Prefeitura, universidades e sociedade civil organizada. Após esse encontro, o documento com o projeto preliminar estará disponível no portal oficial da Prefeitura para que, até o dia 30 de dezembro, os interessados possam fazer sugestões de melhorias e aprimoramento", afirmou.



Entre os materiais apresentados esteve o Relatório de Reordenamento Municipal, elaborado pela professora e especialista em planejamento urbano da UFRJ, Gisele Barbosa, e incorporado ao Macaé +20.


"O estudo propõe uma cidade polinucleada, com bairros produtivos, apontando estudos de integração espacial e polos descentralizados", salientou.



Concluída a fase de consulta pública, as propostas consolidadas serão entregues oficialmente ao prefeito Welberth Rezende, no próximo mês de janeiro, para avaliação e futura implementação.

O que é o Macaé +20
O Projeto Macaé +20 tem como objetivo implantar um modelo de gestão estratégica em todos os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura, orientando um crescimento ordenado e sustentável, com foco na qualidade de vida da população.

A iniciativa está estruturada em eixos que abrangem diferentes áreas do desenvolvimento urbano e social; Economia para o Desenvolvimento Sustentável – ações voltadas ao crescimento econômico local e regional; Desenvolvimento Social e Direitos Humanos – propostas de inclusão, equidade e promoção de direitos; Planejamento Urbano e Rural – estratégias de ocupação territorial e infraestrutura; Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desastres Naturais – iniciativas de preservação ambiental e prevenção de riscos; Cidade Inteligente – uso de tecnologia para aprimorar a gestão e os serviços públicos; e Tecnologia e Inovação – incentivo a soluções inovadoras para o desenvolvimento municipal.

Acesse a seguir o Planejamento Estratégico de Longo Prazo 2025-2045

MACAÉ+20: CADERNO I - Acesse a versão completa

Diagnóstico para consulta publicado em 2024.

MACAÉ+20: CADERNO II - Acesse a versão completa

Acesse a seguir por capítulos:

MACAÉ+20: Caderno II - Introdução e conceituação

MACAÉ+20: Caderno II - Área 01 - Ambientalmente Sustentável e Resiliente

MACAÉ+20: Caderno II - Área 02 - Econômica, empreendedora e inovadora

MACAÉ+20: Caderno II - Área 03 - Escolarizada

MACAÉ+20: Caderno II - Área 04 - Organizada e funcional

MACAÉ+20: Caderno II - Área 05 - Saudável, social e inclusiva

MACAÉ+20: Caderno II - Área 06 - Segura, integrada e inteligente


Fotos Relacionadas